segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Info: Startup transforma veículos em roteadores Wi-Fi pelas cidades

Startup transforma veículos em roteadores Wi-Fi pelas cidades

Adeline Daniele


A cidade de Porto, em Portugal, inaugurou um novo recurso que permitirá o acesso à internet por milhares de cidadãos ao transformar mais de 600 ônibus e táxis em roteadores Wi-Fi.

Além de transformar os meios de transporte em pontos de acesso à internet, a tecnologia ajudará a prefeitura a coletar dados para ajudar no planejamento urbano da cidade.

Por meio de sensores instalados nos veículos, será possível detectar os pontos que precisam de reparos nas estradas, já que o aparelho registra e transmite qualquer colisão que possa acontecer devido a buracos e outros problemas.

Sensores instalados pelas lixeiras da cidade também poderão dizer se elas estão cheias para que a prefeitura faça a coleta do material, mantendo a cidade sempre limpa.

Criada por uma startup chamada Veniam, originada na Universidade do Porto, a tecnologia serve cerca de 70 mil pessoas por mês e já atraiu entre 50 a 80% de tráfego de usuários que antes tinham que usar os dados móveis para navegar na web.

A empresa recebeu 4,2 milhões de dólares por meio do financiamento de capital de risco e já estabeleceu sua sede em Montain View, na California. Ao site Mashable, o fundador da Veniam e professor associado da Universidade do Porto, João Barros, afirma que pretende expandir o serviço para mais cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário