segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

COMPUTERWORLD: Big Data: veja dez tendências para 2014



Empresas usarão a tecnologia de análise de dados por duas razões: necessidade e convicção, dizem especialistas.

O "Big Data" tem sido um dos chavões mais utilizados em 2013. O mercado tem visto um rápido crescimento e mudanças consideráveis. Vimos o Hadoop e o ecossistema em torno dele evoluir de uma tecnologia usada apenas por programadores muito talentosos e engenheiros até ferramenta indispensável para os cientistas de dados.

As empresas têm começado a adotar tecnologias de BigData e colocado aplicações em produção. E descoberto como o Big Data muda sensivelmente a forma como gastam, selecionam, analisam, se mantêm saudáveis e mantêm (ou não) a privacidade”, conforme profetizado por Siddharth Taparia, diretor de estratégia de portfólio e marketing da SAP.

“Agora, as organizações têm mais conhecimento do que é o Big Data e como ele pode transformar o negócio de novas formas. As questões chave mudaram para quais são as estratégias e as habilidades necessárias e como podemos medir e ter certeza do retorno do investimento", afirma Donald Feinberg, vice-presidente e analista do Gartner. Ele observa que muitas empresas ainda estão nos estágios iniciais e poucas têm pensado em uma abordagem empresarial ou, ainda, percebido o profundo impacto que Big Data terá em suas infraestruturas, organizações e industrial.

De acordo com ele, as empresas estão mais conscientes de que essas iniciativas são críticas, pois identificaram oportunidades de negócio óbvias e potenciais, que não podem ser atingidas com as fontes de dados, tecnologias e práticas tradicionais. 


Então, o que esperar do Big Data em 2014? Aqui estão 10 previsões das trincheiras do Big Data para o próximo ano.

1 - As pessoas vão parar de falar em Big Data e pensar mais no que realmente significa
Em 2014 , o fascínio de " Big Data " como um chavão vai sair de moda , mas a tecnologia em si estará em evidência, de acordo com a Gainsight , que usa grandes análise de dados em sua plataforma SaaS para fornecer o que ele chama de "gestão de sucesso do cliente". A Gainsight acredita que cada provedor de aplicativo em nuvem irá evoluir sua infraestrutura de back-end para apoiar os princípios de Big Data em 2014.

2 - Hadoop passa de curiosidade a ferramenta crítica
A nuvem não será o único lugar onde a tecnologia de Big Data se tornará conhecida. Em 2014 , o Hadoop irá mover-se para além do processamento de dados em batch e armazenamento para ser uma infraestrutura de computação de propósito geral central para o uso de dados pela empresa, de acordo com o provedor de plataforma de análise estratégica Alteryx.

3 - As empresas serão pró-ativas no aproveitando de dados dos clientes
As corporações vão levar a sério a aproveitamento das migalhas de rastro digital deixadas pelos clientes ao interagirem com os produtos e serviços online , de acordo com a Gainsight. Para chegar lá, as análises de dados terão de conduzir para além do BI e fornecer valor para os negócios.

4 - Um novo jogo no Marketing
O Analytics e o Big Data para fins de Marketing terão mais um grande ano em 2014, influenciando a publicidade, as promoções e o comportamento do consumidor, diz o pessoal da Alteryx. Inovações irão surgir em torno da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de Inverno.

5 - Analistas treinados importarão mais que os cientistas de dados
Capacitar os analistas alocados nos departamentos de negócios em Big Data e Analytics se tornará mais importante do que contratar cientistas de dados, segundo a Alteryx . Isso irá reduzir os altos salários oferecidos para os cientistas de dados em 2014, segundo a empresa.

6 - A Internet das Coisas irá evoluir para a Web da Coisas
O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) acredita que 2014 será o ano em que a Internet das Coisas _ onde os objetos identificáveis ​​estarão perfeitamente integrados na rede de informação _ cederá lugar à Web das Coisas, que vai tirar proveito da capacidade dos dispositivos móveis e dos "sensores" para observar e monitorar o ambiente para aumentar a coordenação entre as coisas do mundo real e seus homólogos na Web.

"A Web of Things irá produzir grandes volumes de dados relacionados com o mundo físico e exigirá o uso de soluções inteligentes para permitir a conectividade entre o mundo físico e os recursos correspondentes no mundo digital", afirma o IEEE.

7 - Do Big Data para o Extreme Data
Os três Vs do Big Data _ volume, velocidade e variedade _ continuarão crescendo exponencialmente em 2014, e mais ferramentas de análise serão necessárias para impulsionar o uso desse "dilúvio de dados".

"Não é só os três Vs que tornam o Big Data um tigre tão difícil de domar", diz o IEEE . "O mundo da tecnologia não está conseguindo lidar com a alta demanda por cientistas de dados e por ferramentas fáceis de usar, que possam dar aos usuários _ empresas financeiras e seguradoras, de saúde e pesquisa científica _ a capacidade de colocar os dados que reúnem em perspectiva significativa.

A atual Era dos Dados Extremos requer novos paradigmas e práticas de gestão de dados e análises, e em 2014 a corrida para obtê-los determinará os líderes desse segmento", de acordo com o IEEE.

8 - R substituirá soluções legadas e se tornará mainstream
O Analytics com base na linguagem de programação R, voltado especificamente para análises estatísticas realizadas pelos cientistas de dados, será mainstream em 2014, de acordo com o pessoal da Alteryx, desbancando ambientes legados como SAS e SPSS. "Com mais de 2 milhões de usuários e mais de 3 milhões de analistas à procura de melhores soluções , é hora do R brihar", diz a Alteryx.

9 - Hadoop proporcionará poderosas aplicações, sob-medida, em tempo real
O próximo ano veremos uma explosão de aplicativos e aplicações Web interativas, aplicativos móveis e aplicativos sociais construídos sobre a plataforma Hadoop, interagindo com as pessoas em tempo real, diz Monte Zweben, co- fundador e CEO da Splice Machine. 

"Será o ano das aplicações interativas que tomarão decisões em tempo real", afirma o executivo.

10 - Novas soluções de Analytics vão emergir
Novas soluções para bancos de dados, análise e visualização vão perturbar os tradicionais mega-fornecedores, que irão responder com mais fusões e aquisições.

Fonte: OLAVSRUD, THOR . "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. N.p., n.d. Web. 6 Jan. 2014. .

G1 - Com chip de 192 núcleos, celulares ganham games com gráficos de PS4

Com chip de 192 núcleos, celulares ganham games com gráficos de PS4


Acredite, este rosto realista estava em movimento e era gerado em tempo real pelo smartphone com o processador Tegra K1, com 192 núcleos (Foto: Gustavo Petró/G1)Acredite: este rosto realista estava em movimento e era gerado em tempo real pelo smartphone com o processador Tegra K1, da Nvidia, com 192 núcleos (Foto: Gustavo Petró/G1)
Os smartphones deram um grande salto em termos de capacidade gráfica, trazendo jogos com visual que se aproxima dos videogames de nova geração, o PlayStation 4 e o Xbox One, e superando os "antigos" PlayStation 3 e Xbox 360. O Tegra K1, da Nvidia, traz 192 núcleos e tecnologia que se vê apenas em PCs de ponta para que os jogos tenham alta qualidade, transformando os dispositivos móveis em verdadeiras máquinas para games.

Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia, apresenta o chip Tegra K1, de 192 núcleos (Foto: Gustavo Petró/G1)Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia, apresenta o chip
Tegra K1, de 192 núcleos (Foto: Gustavo Petró/G1)
O processador para smartphones e tablets da Nvidia é o primeiro no mundo a ter essa quantidade de núcleos e usa o motor gráfico de jogos de consoles, o que permite efeitos visuais, texturas de alta definição e efeitos de iluminação e de fumaça em jogos que os usuários podem carregar no bolso. De acordo com Jen-Hsun Huang, presidente da fabricante de placas de vídeo, "as pessoas vão achar que a tecnologia é extraterrestre".

O Tegra K1 traz a tecnologia de placas de vídeo Kepler, o que dá o nome de K1, usada nas placas da empresa para computadores, o que eleva o visual simplório da maioria dos jogos de celular ao nível dos consoles e dos PCs. E mesmo com todo esse poder de processamento – observar um smartphone processando gráficos próximos do PS4 ainda parece ser algo impensável – o consumo de energia é baixíssimo, o que não prejudicará as problemáticas baterias dos dispositivos móveis.


O estúdio Epic Games, responsável por jogos como "Infinity Blade", para iOS, levou o motor gráfico Unreal Engine 4, o mais avançado da companhia, para o Tegra K1. Com isso, rostos de personagens ganharam vida, detalhes e imperfeições da pele em uma demonstração. Em outra, em um metrô sujo, era possível ver texturas de alta definição e efeitos como fumaça, parede molhada e reflexos em metais, tais como jogos dos consoles. Tudo parecia real.

A Epic Games publicou um vídeo que mostra a tecnologia de games de nova geração rodando em celulares (assista acima).
Sala de estar gerada em tempo real pelo smartphone que usa o novo chip da Nvidia (Foto: Gustavo Petró/G1)Sala de estar gerada em tempo real pelo
smartphone que usa o novo chip da Nvidia
(Foto: Gustavo Petró/G1)
Haverá duas versões do Tegra K1, que, segundo o presidente da Nvidia, já deve equipar tablets e smartphones no segundo trimestre de 2014: uma de 32 bit e uma de 64 bit, que virá com o processador Denver, próprio da empresa.

Resta saber quais empresas equiparão seus aparelhos a partir do segundo semestre com a tecnologia e quais estúdios conseguirão fazer jogos com qualidade de console para eles. No teste do G1, foram usadas telas de cerca de 7 polegadas para controlar as demonstrações técnicas do Tegra K1.



Usuário pode personalizar painel do carro gerado por computador, escolhendo cores e texturas (Foto: Gustavo Petró/G1)Usuário pode personalizar painel do carro a partir
do computador, escolhendo cores e texturas
(Foto: Gustavo Petró/G1)
Carros inteligentes
Os processadores da Nvidia já equipam veículos nos Estados Unidos e processam gráficos para os sistemas do motorista, como rádio e GPS, além de controlar funções de segurança dos carros.

Usando processadores potentes, a empresa espera que os carros possam ganhar mais funções. Foi demonstrado um sistema que faz com que o veículo, munido de câmeras e de sensores, identifique a pista, a distância do carro da frente e as placas de limite de velocidade – tudo para ajudar o motorista e aumentar a segurança.

Outro destaque é que a empresa pretende substituir os paineis dos veículos por telas de altíssima definição, colocando um velocímetro gerado por computador que apresenta dados em tempo real. O diferencial é que, por meio de um tablet ou smartphone, o usuário poderá mudar os aspectos do painel, escolhendo cores e até materiais. Será possível, por exemplo, escolher ponteiros cromados em um dia e de madeira no outro. A Nvidia espera que as fabricantes adotem o modelo e permitam a personalização dos carros.


Placa da Nvidia em carro é o cérebro do veículo, identificando outros que trafegam na via, onde está a pista e se há pedestres. Ele impede, por exemplo, de o motorista acelerar e colidir com outro carro (Foto: Gustavo Petró/G1)A placa da Nvidia funciona como o cérebro do veículo, identificando outros veículos que trafegam na via, onde está a pista e se há pedestres. Ele impede, por exemplo, de o motorista acelerar e colidir com outro carro (Foto: Gustavo Petró/G1)

Fonte: Petró, Gustavo. "Com chip de 192 núcleos, celulares ganham games com gráficos de PS4." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 6 Jan. 2014. .

Folha de S.Paulo: Twitch, site de transmissão on-line de jogos, fortalece papel do videogame como esporte


ALEXANDRE ORRICO


Todo mês, mais de 45 milhões de pessoas assistem a vídeos no Twitch, plataforma de streaming de jogos –um público certamente invejado pelas emissoras de TV.

É como o Netflix dos games, com a diferença de que em vez de revolucionar uma indústria, como o serviço de transmissão de filmes pela web fez, o Twitch está criando um ecossistema novo.

A ferramenta é uma evolução da época em que as crianças assistiam, no sofá, umas às outras, em partidas de games como "Super Mario".

O sofá agora é a internet. As pessoas assistem a jogos que podem acontecer a milhares de quilômetros de distância e têm uma experiência ativa: é possível comentar em um chat ou até mesmo conversar com o jogador que está transmitindo a partida.

"O Twitch substituiu a TV para mim. Eu gosto de ver as pessoas jogando, especialmente se são games que jogo ou se quero saber mais sobre. É uma alternativa melhor do que ouvir a outra caixa idiota monótona [a TV], distante e em segundo plano", postou o usuário Metricos no fórum do game "Rift".

O Twitch pretende surfar na onda da nova geração de videogames, lançada em novembro deste ano, na qual vem embarcado de fábrica, e se vangloria de ter audiência maciça entre jovens.

Mateus Luz, 12, visita frequentemente o site, para "pegar os macetes dos profissionais", ou simplesmente assistir a uma partida casual, como os adultos fazem com os esportes tradicionais.

Editoria de Arte/Folhapress 


GAME É ESPORTE

Apesar de ter centenas de milhares de transmissões amadoras, o serviço tem como coração os e-sports, torneios profissionais de videogames, que têm premiações muitas vezes milionárias e "e-atletas" que chegam a ganhar dezenas de milhares de dólares (veja no infográfico).

Em competições de jogos mais complexos, como "StarCraft 2" (game de computador, baseado em estratégia militar em tempo real), os principais jogadores treinam cerca de 3.500 horas por ano (ou dez horas diárias).

São 1.500 horas a mais de treino do que a rotina de um nadador profissional como o brasileiro Thiago Pereira, medalha de prata na Olimpíada de Londres em 2012.

Durante as disputas, a frequência cardíaca dos gamers pode chegar a 160 batidas por minuto, o equivalente à de um jogador de basquete em uma partida profissional.

Se o sucesso de um esporte se faz, em grande parte, por quem assiste a ele –que o diga o Super Bowl, final de futebol americano que atrai mais de 100 milhões de espectadores, ou a Copa do Mundo de futebol, que contou com 630 milhões de pessoas ligadas na TV durante a final de 2010, entre Holanda e Espanha–, os e-sports estão no caminho certo rumo à popularidade.

G1 - TV 4K, smartwatch, novo videogame e telas curvas estão na CES 2014

TV 4K, smartwatch, novo videogame e telas curvas estão na CES 2014


Visitante testa um tablet gigante, com tela de 84 polegadas em evento na feira CES 2013 (Foto: AFP)Visitante testa um tablet gigante, com tela de 84
polegadas em evento na feira CES 2013 (Foto: AFP)
Em todo início de janeiro desde 1978, Las Vegas, a capital mundial do entretenimento, deixa os cassinos e os shows de lado por alguns dias e fica de olho nas tendências de tecnologia para o ano na feira Consumer Electronics Show (CES).

Em 2014, o evento realizado nos Estados Unidos começa nesta segunda-feira (6) e tem como principais atrações TVs com resolução 4K, relógios inteligentes (smartwatches), celulares com telas grandes e curvas, carros que usam aplicativos e dirigem sozinhos, casas conectadas e um novo videogame, as Steam Machines, da Valve, que tentarão concorrer com o PlayStation 4, da Sony, e o Xbox One, da Microsoft.

CES 2014 em números
Visitantes esperadosmais de 150 mil
Empresas participantes3,2 mil
Produtos apresentadosmais de
25 mil
Duração da feirade 6 a 10 de janeiro
Ao lado desses produtos "de ponta", a feira abre espaço para quase tudo que envolve tecnologia, desde capas para smartphones, películas que protegem as telas, aparelhos de som, teclados para tablets, fones de ouvido e o que mais se imaginar.

Nesta segunda (6), a CES 2014 tem seu dia de coletivas das companhias para a imprensa. As portas do centro de convenções de Las Vegas abrem ao público na terça-feira (7) para que as mais de 150 mil pessoas esperadas possam visitar os estandes de mais de 3,2 mil empresas e conhecer cerca de 25 mil novos produtos.

Conheça algumas das tendências que a feira deste ano pode trazer:

TV 4K da Polaroid que tem 50 polegadas e custa US$ 1 mil (Foto: Divulgação/Polaroid)TV 4K da Polaroid que tem 50 polegadas e
custa US$ 1 mil (Foto: Divulgação/Polaroid)
TVs 4K
Embora não sejam novidade, os televisores 4K, com resolução quatro vezes maior do que a Full HD (1080p) e, desse modo, muito mais detalhes ganham versões de preços mais acessíveis e um fator principal que faltava para virarem objeto de desejo: conteúdo no formato.

A Polaroid, fabricante de câmeras fotográficas, anunciou um modelo de TV 4K por a partir de US$ 1 mil nos Estados Unidos, muito mais barato do que aparelhos que custavam mais de US$ 30 mil no país. A Samsung, por exemplo, tem um televisor do tipo de 110 polegadas – e 2,6 metros de altura – que custa US$ 150 mil na Coreia do Sul. O início das vendas do aparelho deve ser um dos anúncios da companhia na CES 2014.

Esses aparelhos de ultra-alta definição (UHD) também possuem telas curvas, o que, segundo as fabricantes, traz mais conforto na hora de assistir TV.

O conteúdo com essa resolução mais alta também chega neste ano. O serviço de filmes por streaming (pela internet) Netflix irá anunciar as primeiras transmissões no formato e deve ser seguido por alguns canais de TV dos Estados Unidos. Tendo um televisor 4K, basta um PlayStation 4 ou um Xbox One – dispositivos que já suportam o 4K para vídeo – para assistir filmes, seriados e programas em altíssima definição. Resta saber qual é a velocidade de internet que o usuário precisará ter para conseguir assistir esse tipo de conteúdo.
Steam Controller tem design que não apresenta alavancas analógicas ou direcionais digitais (Foto: Divulgação/Valve)Steam Controller tem design que não apresenta
alavancas analógicas ou direcionais digitais
(Foto: Divulgação/Valve)
Steam Machines
Já há algum tempo se fala das Steam Machines, um computador da Valve, criadora dos games "Half-Life" e "Left 4 Dead" e da loja virtual Steam, dedicado exclusivamente a jogar. O objetivo da máquina com sistema operacional próprio – o SteamOS – é levar os jogos de PC para o centro da sala de estar.

A empresa quer aproveitar a grande biblioteca de games do Steam – que tem preços acessíveis aos brasileiros – para popularizar o aparelho. A Valve afirma que diversas fabricantes já estão criando máquinas próprias com o SteamOS e que elas devem ser lançados em 2014. O motivo de ter sido feito contrato com mais de uma empresa é "dar diversidade ao gamer".

Contudo, a Valve afirma que as Steam Machines serão rivais dos videogames de nova geração, o PlayStation 4 e o Xbox One, com a diferença de os usuários poderem montar suas próprias máquinas com SteamOS. O download do sistema operacional será gratuito e ele terá compatibilidade com mais de 3 mil jogos disponíveis no Steam.

O videogame tem um controle diferente de todos os já vistos até o momento, com duas grandes áreas sensíveis ao toque que buscam resumir a experiência de se jogar com teclado e mouse, periféricos geralmente adotados por jogadores de PC. No entanto, os dois acessórios continuarão compatíveis com as Steam Machines.

Na CES 2014, as fabricantes do videogame, os modelos e suas configurações – além do preço e data de lançamento – devem ser anunciados.
Relógio INteligente Galaxy Gear vem em diversas cores (Foto: Divulgação/Samsung)Relógio inteligente Galaxy Gear vem em diversas
cores (Foto: Divulgação/Samsung)
Relógios inteligentes
As tecnologias vestíveis começaram a se popularizar em 2013 e devem aparecer em grande quantidade na CES 2014, principalmente na forma de relógios inteligentes (smartwatches), como o Galaxy Gear, da Samsung, e em sensores fitness, para quem gosta de malhar.

Nos Estados Unidos, esses aparelhos viraram moda. Eles contam os passos do seu usuário ao longo do dia, as calorias eliminadas e estabelecem metas quando conectados a um smartphone ou computador.

A Samsung deve apostar no Galaxy Gear, enquanto a LG também deve mostrar algum modelo próprio. Ao lado de fabricantes de sensores esportivos como Fitbit e Pebble, startups também podem mostrar seus próprios smartwatches na feira.

O Google não estará no evento, mas a expectativa é que empresas mostrem novos aplicativos para o Google Glass.
Projeto da Nvidia, fabricante de placas gráficas para PC, permite personalizar painel dos carros, que são feitos de telas de computador (Foto: Gustavo Petró/G1)Projeto da Nvidia, fabricante de placas gráficas para
PC, permite personalizar painel dos carros, que são
feitos de telas de computador
(Foto: Gustavo Petró/G1)
Carros com cérebro
Com exceção dos protótipos mostrados na CES, eles ainda não dirigem sozinhos. Mas por conta de processadores de alta tecnologia como os da Nvidia, os automóveis estão inteligentes.

Usando sensores e câmeras, eles identificam placas de limite de velocidade e não deixam o motorista correr muito, impedem mudanças de faixa caso haja outro carro por perto e fream se um pedestre aparece de repente. Isso torna o ato de dirigir mais confortável e seguro e fabricantes como Chevrolet, Ford, Audi e Tesla buscam apresentar veículos com a tecnologia na CES 2014.

Alguns deles podem até andar sozinhos, mas em curtas distâncias. Deixar o dono na porta de um shopping e estacionar por conta própria, para depois retornar quando for chamado pelo celular, pode ser um uso desses novos carros.

Com telas de alta definição no lugar dos paineis, o motorista poderá mudar o visual do velocímetro e solicitar que mais informações apareçam em seus veículos quando ele quiser, como se fosse um videogame.

Casas conectadas
Os eletrodomésticos também ficaram mais espertos e conectados à internet. Desse modo, máquinas de lavar, geladeiras, lâmpadas e o que mais estiver na rede podem ser controlados pelo smartphone do usuário e ter comportamentos diferentes conforme os hábitos dos moradores da casa.

Com os objetos conectados, a lavadora consegue avisar pelo celular quando terminar de lavar suas roupas, enquanto que a geladeira pode lembrar que é preciso comprar mais suco. Outro exemplo é a tranca das portas da sua casa: elas não irão mais precisar de chave, e um mero comando de smartphone bastará para elas serem abertas.

Fonte: Petró, Gustavo . "TV 4K, smartwatch, novo videogame e telas curvas estão na CES 2014." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 6 Jan. 2014. .