segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Olhar Digital: Executivo lança livro sobre os efeitos das mídias sociais dentro das empresas


Livro compila série de casos emblemáticos e de sucesso publicados em seu blog




Nesta quarta-feira (7/12), o diretor de marketing e comunicação da IBM, Mauro Segura, lançou seu primeiro livro, resultado de uma compilação de posts do seu blog, intitulado "A Quinta Onda". A versão impressa do blog divide com os leitores muitos casos de sucesso, além de histórias emblemáticas de empresas que passaram a adotar as mídias sociais em seus departamentos de marketing ou comunicação.


O executivo selecionou os posts mais acessados e comentados entre 2008 e 2010, e fez pequenas adaptações para o livro, já que na versão impressa é comum perder a interatividade e a possibilidade de incluir links onde quiser. "Tentei temperar um pouco de tudo. Coloquei casos reais, análises de pesquisas e algumas histórias que invento", diz.


De acordo com Mauro, a editora Singular Digital se interessou pelo blog depois que ele começou a levar observações do seu dia a dia para o site. A partir daí, o projeto que, inicialmente, era apenas uma experiência, decolou. "Adoro observar. Sempre imagino a organização como um organismo vivo, que reage frente às mudanças oriundas da tecnologia, novas gerações, transformações culturais e econômicas", comenta.


Entre os casos abordados, Mauro lembra uma história engraçada em que uma comunidade do Orkut foi aberta para reclamar do banheiro de uma empresa. "Estávamos todos na reunião executiva semanal de revisão de negócios. Clemente entrou na sala e já começou falando: ´Olha gente. Ontem eu fui informado de uma situação gravíssima. Existe uma comunidade no Orkut chamado 'Eu odeio o banheiro da XYZ''. Não conseguimos ainda descobrir o autor dessa brincadeira", conta.


No decorrer da história, o autor relembra as ações tomadas pelos funcionários e revela que, na verdade, a comunidade foi criada pelos próprios colaboradores da empresa. "Quando visitei pela primeira vez o banheiro, eu conversei com muitas pessoas da filial e acabei descobrindo o autor e vários dos participantes da comunidade. Eles mesmos se abriram para mim. Disseram que as reclamações eram constantes, que sempre procuraram os canais oficiais da empresa para pedir o conserto do banheiro e que nunca foram ouvidos. Já era uma reclamação de mais de seis meses. A criação da comunidade foi uma forma alternativa de se fazer ouvir", conclui.


Você pode ler dezenas de outros casos relacionados a corporações e redes sociais no livro e no próprio blog, que são um prato cheio para quem busca pesquisas, análises e metáforas da vida moderna corporativa. Acesse!

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