sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Information Week: Open source e outras soluções de tecnologia para pequenas empresas



Information Week: Open source e outras soluções de tecnologia para pequenas empresas

PMEs devem permanecer ágeis e criativas para aproveitarem as últimas tecnologias e evitar falhas de TI
 
Até onde eu sei, não há uma definição universal do que constitui um negócio de pequeno e médio porte, mas uma boa regra é as empresas que têm menos de 1.000 empregados ou faturamento abaixo de US$ 500 milhões. Note que esse valor está muito longe mesmo das menores empresas dos Estados Unidos listadas entre as 500 mais ricas, com uma receita bem acima de US$ 4 bilhões.

As PMEs são diferentes das grandes empresas, em muitos aspectos, mas aqui está uma maneira de olhar para elas: pequenas e médias empresas não têm apenas menores orçamentos de TI, elas também são menos capazes de suportar grandes falhas de projetos de tecnologia. Considerando que uma grande empresa pode – e, lamentavelmente, muitas vezes faz – disperdiça milhões de dólares em iniciativas falhas de TI, uma PME pode cambalear e, possivelmente, falir se um projeto crítico de TI dar errado.

Isso não quer dizer que as empresas menores estão em atraso na aplicação da tecnologia. Muito pelo contrário: PMEs são bastante inovadoras no uso da tecnologia para atingir seus objetivos. Em um estudo recente sobre o mercado de software para as pequenas e médias empresas, o analista da Forrester Research e principal autor Tim Harmon observa três razões para isso:

1. “Millennialization” das PMEs: trabalhadores de TI pertencem à uma geração mais nova e mais experiente no uso de tecnologia (especialmente das mais recentes);

2. “Enterprization” das PMEs: gerentes experientes e os profissionais da informação têm aprendido lições em outros lugares ao longo dos anos e trazem uma necessária maturidade;

3. A disponibilidade de hardware de baixo custo, mas de alto desempenho, e novos modelos de entrega de software, inclui open source e software como um serviço.

Pequenas empresas estão focando seus orçamentos limitados de TI na melhoria da gestão de conteúdo, aplicação de inteligência de negócios e melhor (e mais barato) comunicação e conferências. Tudo isso converge essencialmente sobre a inteligência do cliente, incluindo experiência do cliente, análise e comunicação.

Forrester revelou que a Administração de Pequenas Empresas (SBA, da sigla em ingês) também é defendida: um foco em e-commerce, que a SBA chama de “um nivelador de negócio significativos” (uma frase banal que surgiu anos atrás, mas no mínimo verdadeira hoje ).

À medida que embarcamos em ano muito agitado (e eu não estou falando de eleições presidenciais dos EUA), não há dúvida de que as opções de tecnologia disponível para pequenas e médias empresas não têm precedentes em sua profundidade e amplitude.

Para começar, os fornecedores de TI Big Four descobriram as alegrias de vender para empresas de pequeno porte. Eles estão percebendo, como o astuto humorista britânico PG Wodehouse escreveu décadas atrás, que “cada pouco acrescentado ao que você tem faz apenas com que você tenha um pouco a mais “- e que “esses poucos a mais “podem acrescentar agradávelmente suas receitas. É por isso que a Oracle oferece “classe empresarial, soluções flexíveis e acessíveis” para empresas de médio porte. A SAP afirma que “88 mil clientes não podem estar errados,” A IBM tem soluções tentadoras para pequenas empresas em crescimento e a Microsoft tem um servidor para PMEs: o Windows Small Business Server.

Mas, e se depois de passar incontáveis horas com sofisticadas equipes de vendas desses grandes fornecedores, você começa a suspeitar que o sinal “Nós amamos Pequenas Empresas” é realmente plantado no extremo de um iceberg de complexidade e custo. E se desembarque no iceberg te fazer sentir como um encontro no Titanic? Não é melhor com um fornecedor menor, mais ágil e maleável?

Há um grupo bastante considerável de defensores da democracia tecnológica que tem duas palavras de sabedoria para você: open source. Soa como abre-te sésamo e, se bem gerenciada, essa não é uma metáfora ruim. Empresas de pequeno a grande porte alavancam com sucesso as soluções open source. É definitivamente uma opção para as PMEs.

Pequenos fornecedores de tecnologia têm essencialmente ps mesmos problemas que você. Ao entrar em uma parceria de partilha de risco para análise de clientes analíticos, por exemplo, a sua empresa serve como cobaia para o fornecedor. Você fornece os dados brutos e recursos internos e o vendedor oferece o software e consultoria. Juntos, vocês constroem algo que acrescenta um valor significativo para o seu negócio a um custo muito menor do que as alternativas de grandes fornecedores. O seu parceiro fornecedor, por sua vez, recebe um estudo de caso e implementação de referência (assim como o aprendizado) para mostrar a outros clientes e prospects.

O panorama da tecnologia está explodindo – nós nem sequer falamos sobre SaaS, nuvens e virtualização. PMEs têm uma infinidade de opções acessíveis e uma vantagem: podem tomar decisões e inovar sem o emaranhado burocrático que amarra seus concorrentes maiores. Mas para isso, você precisa ser ágil e criativo. Para se adaptar a partir de uma canção de ninar bem conhecida:

Jack seja ágil, Jack seja rápido, Jack salte sobre o software shtick.
Aqui está um 2012 de sucesso.