quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Insight - Laboratório de Ideias: PNBL e Telebras




Governo de Rondônia apresenta projeto digital à Telebrás e busca parceria

Com a proposta de interligar os 52 municípios do estado ao sistema de Banda Larga que converge ao PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação do Estado de Rondônia (DETI/ SEAE), por meio do diretor adjunto da pasta, Carlos Augusto Malty Júnior, apresentou nesta segunda-feira (23), ao presidente da Telebrás, Caio Bonilha, o plano de trabalho do Programa Pioneiros Digitais, etapas Infovias.

A intenção do governo de Rondônia é fazer um termo de cooperação técnica com a Telebrás para a execução do programa, explicou Carlos Augusto. Segundo ele, a DETI no momento está implementando a iluminação (ativação) da Infovia fase “Porto Velho”, que interligará todos os entes governamentais à Capital.

De acordo com o diretor adjunto da DETI, a expansão do projeto aponta para a distribuição das informações a partir de Porto Velho para os demais municípios, por isso estão sendo firmados convênios com os entes públicos federais, como a Telebrás e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Tanto o presidente, como o gerente de planejamento empresarial do órgão, Erivan Fernandes, disseram que a Telebrás está em busca de bons projetos e que uma parceria com o governo de Rondônia será bom para todos. Caio Bonilha enfatizou ainda que a Telebrás enviará em breve ao governo de Rondônia uma minuta do projeto de cooperação para análise.

A superintendente da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel também participou da reunião, além do assessor da presidência, João Henrique Dourado de Carvalho.