sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Olhar Digital: Segundo ministro, edital para a entrada do 4G no país será publicado até abril

Olhar Digital: Segundo ministro, edital para a entrada do 4G no país será publicado até abril:


Previsão do governo é implantar a tecnologia até 2014, começando pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de futebol



Sinais 4G



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, declarou nesta-quinta-feira (26/01) que o edital para o leilão que permitirá a entrada da tecnologia 4G no mercado brasileiro será publicado até abril. A previsão do governo é implantar a nova ferramenta até 2014, a princípio, nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de futebol.

"A principal ação para a Copa do Mundo é a licitação que está sendo preparada para os celulares de quarta geração. Já fizemos a aprovação da minuta do edital, que foi discutido com a presidente Dilma e outros ministros. A Anatel fez a votação semana passada e colocou em consulta pública nesta semana. Queremos publicar o edital para valer em meados de abril", declarou o ministro. Em novembro de 2011, Paulo Bernardo já havia dito em entrevista para o Olhar Digital que o leilão ocorreria até o final de abril.

Vale lembrar que na última quinta-feira (19/01), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a minuta do edital e colocou o tema em consulta pública. Segundo o G1 , o objetivo é fazer com que a sociedade possa se manifestar sobre as faixas de radiofrequência, incluindo a de 2,5 GHz a 2,69 Ghz, que permitirá a transmissão mais rápida de dados por celulares e tablets. A Anatel havia informado que o leilão ocorreria em abril, mas a data oficial será divulgada no edital.

O leilão das taxas ocorrerá pelo método tradicional, de maior preço ofertado. Após o leilão, as empresas ganhadoras terão um prazo de 12 meses para a implantação do serviço. Segundo a Anatel, a entrada da banda larga móvel de alta velocidade no país é "importante para a prestação de serviços durante os grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil".

A infraestrutura da Copa está sendo construída pela Telebras, em compromisso com a Fifa, que organiza o evento. Todas as cidades-sede das Copas da Confederações deverão estar atendidas até 31 de maio de 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo deverão contar com o 4G até o fim do mesmo ano.

Cidades Digitais

Na avaliação do ministro Paulo Bernardo, a infraestrutura a ser criada para a Copa ajudará ainda projetos como o Cidades Digitais, um programa do governo que prevê informatização de todos os equipamentos públicos e oferta de internet sem fio. Dados indicam que as conexões tiveram alta de 68% em 2011 , sendo que na telefonia fixa a alta foi de 22% e na móvel de 99,8%.

"O Ministério das Comunicações está preparando edital para projeto-piloto das Cidades Digitais. Queremos montar algumas, ver como funciona, aperfeiçoar. A nossa expectativa é selecionar 80 localidades no Brasil para testes de funcionamento", afirmou. Ele também disse que a expectativa é que, neste ano, o número de conexões à internet seja ainda maior devido a ações para baratear smartphones e planos de telefonia, para que as pessoas possam acessar a web com mais facilidade.

Internet 4G

O 4G é o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. O recurso alcança velocidades de até 100 Mbps, uma taxa mais de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps. Saiba mais sobre o 4G clicando nos links abaixo: