terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tribuna da Bahia Online - Notícia - O universo da internet disponibilizado pelas TVs



TB Online - Notícia: O universo da internet disponibilizado pelas TVs



Acessar a internet pela TV já é possível, mas a tendência é que se torne uma realidade mais próxima dos consumidores. No ano passado, as Smart TVs, como são chamados esses aparelhos que permitem navegar pelo universo pontocom, chegaram com tudo no mercado. 

Na Consumer Eletronics Show (CES) do ano passado, por exemplo, foram apresentados dezenas de modelos das mais diversas fabricantes. E este ano não foi diferente. Na CES 2012, os televisores conectados à internet e cheios de aplicativos chamaram a atenção dos consumidores por ser uma mistura de tudo: computador, smartphone e TV.

Empresas de software, fabricantes de TV e gigantes como Google e Microsoft estão acrescentando ímpeto a essa tendência. Até mesmo a Apple deverá ingressar nesse ramo em breve com uma versão melhorada do Apple TV. E o que, afinal, as Smart TVs têm de tão interessante?

Primeiro, disponibilizam uma série de serviços por conta de sua conexão à internet. Oferecem também aplicativos, streaming de mídia, navegação na Web e jogos. Sem falar que permitem que se navegue pela internet, se assista a vídeos no YouTube, além de promover a interação nas redes sociais.

Alguns aparelhos já vêm com suporte a Flash em seu browser, permitindo uma experiência ainda mais completa ao visualizar páginas pela TV. A parte que mais se assemelha a um smartphone é a dos aplicativos, que podem ser baixados diretamente da TV e agregar mais e mais funções úteis a ela. O aplicativo do Skype, por exemplo, permite conversa de vídeo apenas conectando uma webcam a ela.

Outra função superbacana e que agrega mais valor às Smart TVs é o acesso aos chamados Video-on-Demad, através do qual é possível acessar canais específicos de esportes, música, filmes e assistir a conteúdos exclusivos transmitidos direto da internet. E como conectar uma Smart TV à internet? É simples.

Todas aceitam um cabo de rede na parte de trás do aparelho e outras ainda permitem a conexão sem fio. Para conectar, basta configurar uma rede doméstica, assim como se conecta um laptop. 

Vendas – A aposta das fabricantes, especialmente da Samsung, que lançou um novo modelo de Smart TVs na CES 2012 com reconhecimento de voz e movimento, é que as vendas desses produtos dobrem neste ano. E o motivo é simples: elas fizeram muito sucesso e agora estão chegando ainda mais poderosas. São tantos novos recursos que elas ganharam uma nova nomenclatura: Smart TV 2.0.

“O conceito de Smart TV é oferecer ao consumidor aparelhos que agreguem diversas funcionalidades e atuem como uma central de conteúdos e entretenimento dentro das residências. Agora, isso vai ocorrer de forma ainda mais personalizada”, afirma Rafael Cintra, gerente sênior de TVs e AV da Samsung.

Um dos lançamentos da empresa na CES 2012 é o E8000. O aparelho é comandado por voz e gestos, ou seja, os controles se tornaram secundários. A pessoa fala para a TV qual canal quer assistir ou aplicativos que gostaria de acessar e, em segundos, o televisor apresenta na tela a opção desejada.

Já o reconhecimento de gestos permite que o usuário acesse botões sem precisar pegar no controle remoto. Para quem ainda prefere o esquema tradicional, o dispositivo inteligente ainda traz a opção de um controle sensível ao toque, que funciona como um touchpad do notebook. Ainda não tem data prevista para chegar ao Brasil

Conteúdo em 3D e games

A Samsung já comercializa outros modelos no país, como o D6000, que permite a reprodução de conteúdos em 3D, acesso à internet e tantas outras funcionalidades. É um aparelho que faz sucesso entre os adultos e também com as crianças, pois tem mais de 60 games e vários vídeos em 3D gratuitos pelo Explore 3D (conteúdos infantis, clipes musicais, trailers e documentários) prontos para serem baixados da loja de aplicativos online.

O equipamento é vendido a preços sugeridos de R$2.499, a de 32 polegadas, e R$6.999, a de 55 polegadas. 

Outra fabricante que apresentou na CES deste ano um novo modelo de Smart TV 2.0 foi a Lenovo. A primeira televisão inteligente da empresa vai rodar o sistema operacional Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

Chamada de Smart TV K91, o aparelho também trará controle por comando de voz, além de um serviço de nuvem para baixar atualizações e acessar conteúdos multimídia e recursos para jogar games com qualidade de console, segundo o diretor da empresa, Nick Reynlods.