terça-feira, 6 de março de 2012

Gizmodo Brasil: Usuários de torrent ficam superchateados com mudança de padrão em vídeos

Gizmodo Brasil: Usuários de torrent ficam superchateados com mudança de padrão em vídeos

Por Jamie Condliffe
09:21 - 05-03-2012



Mesmo que piratas digitais sejam anárquicos em certo nível, eles ainda precisam de regras e, na verdade, os senhores dos sites de torrent geralmente procuram atender a padrões de qualidade. Infelizmente, eles tomaram certas decisões recentemente que deixaram a comunidade de torrents bem irritada.

Alguns grupos como LOL e MOMENTUM, responsáveis* por lançar episódios pirateados, recentemente divulgaram um documento chamado “Os Padrões de Lançamento de TV em SD x264 para 2012“. O documento define como eles estão migrando do padrão Xvid para x264, um codificador open-source para H.264 que geralmente é usado para lançamentos em HD. Eles até explicam o motivo: porque é melhor.

No entanto, “maior qualidade e compressão a resoluções SD mais altas” não são motivos o bastante para gostar da mudança. Enormes hordas de devoradores de torrents, que consomem os episódios de TV no minuto em que estão disponíveis, estão superchateados com a situação. É que o novo formato não é compatível com vários players de DVD e outros dispositivos. Como uma amostra representativa da revolta, um usuário escreve:

“Vou me mudar para sites melhores… PODE TENTAR ENFIAR ISTO NA GOELA DE OUTRA PESSOA.”

Bom uso do CAPS – e o TorrentFreak tem mais exemplos. Como sempre, minha reação não é de empatia. Parece alguém que quer roubar uma locadora e reclama que não tem Blu-ray, só DVD. O novo padrão tem código aberto: ou baixe o codec para ele, ou converta o arquivo pro formato que você quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário