segunda-feira, 26 de março de 2012

Quem pratica esporte deveria ter desconto no plano de saúde. Nunca mais fiquei doente

"Quem pratica esporte deveria ter desconto no plano de saúde. Nunca mais fiquei doente"
NATAÇÃO 
dia 24/03/2012
O analista de suporte André Pita teve a ajuda do esporte para superar doenças graves como a herpes zoster, que no ano passado até lhe causou cegueira

DIANA GOMES


Três internações em um ano e até duas cegueiras totais durante um mês. Esse era o quadro clínico do analista de suporte André Pitta, 51 anos, há menos de um ano. Quando criança,André teve varicela, uma doença infecciosa, popularmente conhecida como catapora. Como decorrência da variceia ele permanece com o vírus da herpes zosterlatente no corpo e sempre que sua imunidade baixa, a doença se manifesta atingindo um nervo dos olhos, deixa ndo-o completamente sem visão. "No ano passado por duas vezes. Nessa época não praticava atividade física e estava sempre doente”, lembra. 
Por indicação médica, André começou a praticar natação. Ele conta ter conseguido eliminar uma série de problemas de uma só vez depois que aliou a atividade física uma alimentação saudável. Antes, André já esteve gordo demais ou magro demais. Não conseguia atingir o peso ideal. Emagrecia por conta da doença e chegou a perder 25 quilos de uma só vez no ano passado, após a cegueira. 
Com 1,72 m de altura, ele com apenas 64 quilos. Também esteve bem acima do peso, quando a balança marcava quase 90 quilos.Quando resolveu reagir à má fase, André derrubou de vez uma série de fatores negativos que colaboravam para a oscilação de peso. Hoje, pesa 73 quilos e fez as pazes com a balança. A atividade física o despertou para uma boa alimentação, além de ter acabado com o seu problema de insônia e cansaço. “Eu só andava em médico. Todos os meses a minha rinite atacava. Quando comecei a nadar, as doenças sumiram. Fiquei mais disposto e hoje não entro em farmácia", comemora.

Orientação médica
André começou a praticar esportes orientado por um amigo médico. A pedido do profissional, ele procurou um esporte com o qual tivesse uma maior identificação para dar início à atividade física. "Hoje nado todos os dias e já até participei de competições”, disse ele, que nada no Costa Verde Tênis Clube e é orientado pelo professor Henrique Sérgio, o Kiko.
Para garantir que não irá abandonar a natação, ele adotou uma tática: pagou um ano antecipado de aulas. "Estou garantido na piscina até 2013. Não quero e nem posso parar de nadar. Os benefícios que adquiri foram tão grandes que não só eu percebi uma melhora na minha vida, mas meus familiares e amigos também notaram”, diz André, que também sofre de esquizofrenia, ansiedade múltipla e síndrome do pânico, mas que melhorou seu convívio com a família e os amigos depois que começou a nadar. "Minha filha diz para todo mundo que sou outra pessoa", diz.
O analista não tem problema algum em falar sobre suas doenças. Para ele, é motivo de orgulho ter superado tantas adversidades por meio do esporte. Hoje, ele é exemplo para as pessoas mais próximas que conhecem sua história de superação e fica feliz quando consegue motivar uma mudança de alguém próximo.

Veja a entrevista que André Pita ao nosso repórter do Programa Verão Saudável. Ascom sai na frente do Jornal A Tarde

PERFIL

NOME COMPLETO: André Luiz Pita Bastos
NASCIMENTO: 05/10/1960
PROFISSÃO: Analista de Suporte
MÚSICAS PREFERIDAS: Trance e House
O QUE A NATAÇÃO SIGNIFICA NA SUA VIDA? Tudo de melhor que a vida pôde me proporcionar
O QUE A FAMÍLIA SIGNIFICA NA SUA VIDA? A razão de viver
COMIDA PREFERIDA: Bacalhau a Gomes de Sá
BEBIDA PREFERIDA: Agua de coco
FILMES FAVORITOS: Uma Mente Brilhante, Os Miseráveis e Pandorum PERFUME: Diesel
SONHO: Exterminar a corrupção e as drogas
COMPETIÇÃO DOS SONHOS: Travessia Mar Grande/ Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário