quarta-feira, 28 de março de 2012

Olhar Digital: Computação na nuvem deve gerar 14 milhões de novos empregos nos próximos três anos

Olhar Digital: Computação na nuvem deve gerar 14 milhões de novos empregos nos próximos três anos



Uma nova pesquisa realizada pelo IDC, a pedido da Microsoft e publicada pelaForbes, revelou que a computação na nuvem deverá gerar, pelo menos, 14 milhões de novos empregos no mundo todo nos próximos três anos.

Segundo o relatório, 1,7 milhão destes novos empregos serão criados na América do Norte, enquanto que o restante deverá surgir em mercados emergentes como Brasil, China, Índia e outros países asiáticos. Isto se deve, principalmente, ao tamanho da força de trabalho destes países.

"É comum as pessoas acharem que a computação na nuvem elimina empregos, mas, na verdade, ela será a maior geradora de novos cargos. Os empregos deverão aparecer em diversos continentes e organizações de todos os tamanhos, uma vez que os mercados emergentes e pequenos negócios também têm acesso aos mesmos benefícios da cloud computing que as companhias de nações mais desenvolvidas”, comentou John Gantz, autor do estudo.

Mas, que tipo de empregos serão gerados? Segundo a pesquisa, naturalmente, os cargos deverão surgir dentro do mercado de TI, como desenvolvedores e integradores. No entanto, o IDC aponta que os empregos serão gerados a partir de um aumento da receita dentro do mercado de cloud computing, portanto, cargos em outras áreas também devem surgir. Os empregos deverão estar em todas as áreas das companhias como em marketing, vendas, finanças, administração, produção e serviços.

Mercado

O IDC ainda revelou algumas projeções de mercado. De acordo com a instituição, as receitas com computação na nuvem deverão atingir US$ 1,1 trilhão por ano nos próximos 36 meses. Os analistas afirmam que, em 2011, os serviços de cloud computing ajudaram as organizações de todos os tamanhos e setores no mundo todo, gerando mais de US$ 400 bilhões em receita e 1,5 milhão de novos empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário