quarta-feira, 28 de março de 2012

Olhar Digital: IBM cria dispositivo laser que transmite dados a um trilhão de bits por segundo

Olhar Digital: IBM cria dispositivo laser que transmite dados a um trilhão de bits por segundo:

Chip óptico é oito vezes mais rápido que os melhores componentes disponíveis no mercado atual e consome menos de cinco watts de energia

28 de Março de 2012





Pesquisadores da IBMconstruíram um chip óptico que pode transferir mais dados por segundo do que qualquer outro no planeta.

Os cientistas chamaram o transmissor de "Holey Optochip". De acordo com os especialistas, o dispositivo é capaz de mover dados a um trilhão de bits por segundo, ou seja, oito vezes mais rápido do que os melhores componentes ópticos disponíveis no mercado atual e cerca de dez mil vezes mais rápido do que os 100 megabits por segundo comuns. Além disso, a invenção não consome muita energia - menos de cinco watts.

Isso é um ponto muito importante que pode ajudar os atuais centros de arquivos e instalações que utilizam supercomputadores, já que as companhias criam máquinas cada vez mais poderosas e que exigem recursos mais eficientes.

O chip é construído com componentes comuns e levou cinco anos para ser finalizado. A única diferença são 48 buracos feitos para que o laser passe pelo chip - daí o nome "Holey", que em tradução livre quer dizer "cheio de buracos". "Basicamente, o chip é uma versão melhorada dos que são usados nos PCs de alta performance desta geração. O segredo é o bom uso da velocidade e da energia, ao mesmo tempo", afirmou Clint Schow, da IBM.

Mesmo com um futuro promissor, no entanto, a IBM não planeja transformar o chip em um produto comercial. Na verdade, ela quer que uma empresa que trabalha com transmissões de dados licenciasse a tecnologia para construir ferramentas super-rápidas em PCs de alta performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário