sexta-feira, 13 de abril de 2012

2i2p » Esfera pública em rede e ações mediadas por tecnologias digitais







Durante três anos o Berkman Center for Internet & Society (Universidade de Harvard) investigou o papel da Internet na sociedade russa. Para tanto testou e integrou várias abordagens metodológicas. Os achados da pesquisa Exploring Russian Cyberspace: Digitally-Mediated Collective Action and the Networked Public Sphere estão disponíveis no site do Berkman Center.


Focalizando em dois aspectos da atividade online – a esfera pública em rede e a ação coletiva digitalmente mediada, a pesquisa explorou a estrutura das redes, a participação nesse universo, o conteúdo de discursos, as comunidades e a percepção dos participantes online.

Conforme o paper da pesquisa, para Yochai Benkler a esfera pública em rede se constitui no conjunto de práticas que membros de uma sociedade usam para comunicar assuntos que consideram ser de interesse público e que necessitam de ação ou reconhecimento coletivo (The Wealth of Networks: How Social Production Transforms Markets and Freedom, 2006). Atributos da esfera pública em rede incluiriam acesso universal, potencial formação de agenda de baixo para cima (bottom-up), filtragem da potencial relevância política, credenciamento (credibilidade), síntese da opinião pública e independência de controle governamental. Já a ação coletiva mediada digitalmente incluiria atividades variadas, como protestos políticos, movimentos sociais, formação de novas organizações da sociedade civil.

A pesquisa se concentrou prioritariamente em atividades cívicas e políticas online e encontrou evidências de uma esfera pública em rede emergente que desenvolve forte papel na fiscalização contra abusos do Estado e de interesses corporativos. O relatório de pesquisa cita exemplos ilustrativos desta tendência, como o caso de uma comunidade de ativistas e blogueiros que destacaram os impactos negativos do projeto da Gazprom tower em área histórica de São Petersburgo. Isso ajudou a mobilizar a oposição ao projeto de uma das mais poderosas empresas estatais do país até conseguir parar sua construção.

Ou seja, como diz o paper, os russos estão produzindo e compartilhando informações online coletivamente consideradas como de importância pública. A criação colaborativa, a filtragem e a amplificação de questões políticas são importantes para a emergente esfera pública, mas também a capacidade demonstrada de agir coletivamente aproveitando-se das menores barreiras à ação de grupo possibilitadas pela organização online.

A pesquisa concluiu que, na Rússia, há ampla evidência de ações coletivas online e, de forma agregada, há evidências de que a blogosfera e comunidades online relacionadas constituem uma nova instituição digital em si mesmas, onde novas idéias, perspectivas e ações são debatidas e aperfeiçoadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário