sexta-feira, 27 de abril de 2012

CIO: Amazon facilita a criação de nuvem privada com o CloudFormation


Com o modelo CloudFormation, a empresa afirma que será possível a construção automática de recursos, facilitando a vida dos administradores.
Mikael Ricknäs, do IDG News Service



A Amazon anuncia que a partir de agora, os usuários de seus serviços de nuvem privada (Virtual Private Cloud – VPC) podem criar e equipar uma cloud privada, utilizando o modelo CloudFormation único. O VPC já existe há dois anos, a novidade é que com o CloudFormation, os usuários não têm de descobrir a ordem em que os serviços da Amazon Web Services (AWS) precisam ser provisionados ou como fazer dependências entre eles.

De acordo com a assessoria da empresa no Brasil, o novo recurso já vale também para usuários brasileiros.

Modelos CloudFormation são JavaScript Object Notation (JSON), arquivos de texto formatados. Eles são baseados em um subconjunto de linguagem de programação JavaScript. Para ajudar os desenvolvedores e administradores de sistemas, a Amazon criou dois modelos de exemplo para mostrar como eles são construídos.

A Amazon afirma que o CloudFormation permite separar a rede e a configuração VPC dos recursos necessários para executar um aplicativo. A partir dele, um desenvolvedor pode, por exemplo,verificar o modelo de controle de origem e adicionar os recursosnecessários para executar o aplicativo dentro do VPC.

Segundo a AWS, não há custo adicional para o uso do CloudFormation ou nuvem privada virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário