quarta-feira, 11 de abril de 2012

G1 - Ferramenta 'caça' praga que infectou 650 mil sistemas com Mac OS X


Software realiza automaticamente o procedimento de checagem.
Verificação manual exige uso de comandos no terminal.


Flashback Checker verifica se sistema foi infectado
por praga digital

O programador Juan Leon criou uma ferramenta pequena e gratuita para verificar a presença da praga digital Flashback em um computador com o sistema Mac OS X, da Apple. O Flashback infectou mais de 650 mil sistemas e é o primeiro ataque em grande escala sofrido por usuários do Mac. Clique aqui para fazer o download do Flashback Checker.

Leon criou o Flashback Checker com base nas informações fornecidas pelas empresas antivírus, que exigem o uso do terminal do Mac OS X para digitar uma série de comandos e, manualmente, detectar e remover o vírus. O programador fez o software em seu tempo livre, mas trabalha para a Garmin, fabricante de aparelhos de localização GPS.

A fabricante de antivírus russa Dr. Web, a primeira a identificar o número de vítimas do vírus, também criou uma ferramenta que verifica se um usuário está infectado (veja aqui). Para isso, é preciso fornecer o número identificador do hardware (UUID), disponível no painel de informações do sistema do Mac OS X.


A Dr. Web compara o identificador do hardware com o seu banco de dados de computadores infectados. Se houver um registro, o sistema está infectado. Até o momento, 2% dos sistemas verificados pela ferramenta estavam infectados.

A Kaspersky tem outra ferramenta que funciona da mesma forma. Para os sistemas infectados, a companhia oferece a gratuita de remoção no site Flashbackcheck.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário