quarta-feira, 11 de abril de 2012

IDG Now!: Google e Microsoft lutam para dominar sua casa e chegar ao seu trabalho - Mercado - IDG Now!


Google e Microsoft lutam para dominar sua casa
 e chegar ao seu trabalho

Preston Gralla
Publicada em 11 de abril de 2012 

A nova batalha travada pelas empresas é pelo domínio na sala de estar - e isso pode trazer implicações ao setor de TI.

A Microsoft e a Google não estão competindo ferozmente apenas nos buscadores, pacotes de produtividade, e aplicações e serviços baseados em nuvem. A próxima batalha entre os titãs será para ver quem irá dominar sua sala de estar - e o resultado terá implicações surpreendentes para o setor de TI também. 

Em fevereiro, houve rumores a respeito de um dispositivo da Google que faria streaming de música pela casa a partir de um serviço da companhia baseado em nuvem e alto-falantes wireless da própria empresa. O jornal The New York Times informou que o aparelho estava sendo desenvolvido há um ano, e que a Motorola, empresa adquirida pela gigante de Mountain View, iria fabricá-lo. 

Música não é o único objetivo da Google: o produto também deverá ser capaz fazer streaming de vídeo. Esse é apenas parte das ambições da empresa em relação ao lar; uma pessoa ligada ao projeto contou ao NYT que a companhia deseja controlar todos aparelhos de uma casa (televisores, alto-falantes e até mesmo lâmpadas) – e conectá-los à internet. 

A Microsoft possui vontades parecidas. Em um post em seu blog no ano passado, Frank Shaw, executivo de comunicação corporativa da empresa, discorreu sobre um mundo no qual as pessoas poderão utilizar o Kinect, o Xbox e o Bing para interagir com a TV e outros aparelhos de entretenimento via gestos e comandos de voz. O Xbox já é capaz de realizar streaming de música e vídeo, logo a Microsoft já possui certa vantagem em relação à Google – e essas ambições vão muito além da sala de estar também. 

Vida na nuvem

A batalha vai muito além do que simplesmente vender dispositivos como o Xbox ou o equipamento de streaming do Google. Ambas as companhias querem que você viva na nuvem, e não querem que você apenas armazene suas músicas lá, mas desejam que todas as informações da sua vida estejam lá. Se eles vão controlar suas luzes e o uso da eletricidade, são necessárias informações sobre quando a iluminação será ligada ou desligada automaticamente, por exemplo. Se as companhias estarão encarregadas da programação da sua TV, é preciso que saibam que tipo de atrações o usuário gosta de assistir, para que possam fazer sugestões de novos programas e gravar seus shows favoritos quando você estiver ocupado. E tudo isso será armazenado, juntamente com suas músicas, documentos pessoais e outras informações, em uma nuvem particular. 

O que isso tem a ver com o setor de TI e corporativo? A chamada “consumerização” dos produtos de TI mostra que já não existe uma divisão clara entre a tecnologia pessoal e profissional. Se as pessoas utilizam o iPad em casa, também farão o mesmo no trabalho, não apenas para jogar Angry Birds, sendo assim esses usuários esperam suporte para questões como problemas ao acessar o email ou rede corporativa no iPad. Isso já é realidade e se tornará cada vez mais comum daqui para frente; armazenando cada vez mais informações na nuvem, a linha turva entre trabalho e casa se tornará ainda mais fina, e mais significante. Essa é uma das razões pelas quais a Microsoft e a Google estão se esforçando tanto para conquistar a lealdade dos consumidores em casa: é uma maneira de fazer com que eles os levem para o trabalho também.

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