quinta-feira, 26 de abril de 2012

Information Week: 20% dos usuários devem trocar email por rede social



Amit Singh, VP mundial do Google, cita movimentos
de comunicação que mudaram o processo do ambiente 
corporativo de 30 anos atrás

Em dois anos, até 2014, 20% dos internautas irão trocar o e-mail por redes sociais para se comunicar. A previsão foi divulgada nesta terça-feira (24/04), durante o primeiro Atmosphere on Touch realizado pelo Google no Brasil, por Amit Singh, vice-presidente mundial da companhia.

“Para nossa geração, isso pode parecer loucura. Mas não podemos nos esquecer das demais. A primeira coisa que meu filho faz quando abre o computador não é checar o e-mail, mas sim olhar sua conta no Facebook”, comentou.

O indiano comentou que, ao deixar seu país de origem para trabalhar nos Estados Unidos, a distância da família era uma preocupação. “Coloco imagens mostrando onde estou no Google+ e compartilho com os meus pais. Todo sábado ou domingo, eles se conectam conosco via Hangouts para ver os netos crescendo”, comentou.

“Tudo se move extremamente rápido. Eric Schmidt, nosso chairman, costuma dizer: todos os dias criamos mais informações do que a humanidade toda o fez até o ano de 2000”, comentou.

O executivo corroborou, em apresentação, o que o mercado já está acostumado a ouvir: a tecnologia será ditada por três pilares: cloud computing, mobilidade e social business. Nuvem é até desnecessário explicar: uma companhia que nasceu com cloud, e cujo conceito massificado de cloud nasceu com ela. No caso da mobilidade, foi relembrado que os smartphones e tablets atuais têm mais poder de processamento do que a última teração de PCs.

E o fenômeno da conexão e colaboração não poderia ser mais lembrado. “Tudo está ficando mais social – como trabalhamos, compartilhamos e nos relacionamos. A característica mais forte do ser humano é compartilhar e se conectar com outros. Colocar as pessoas como centro da informação realmente mudou a vida e a forma de trabalhar”, adicionou.

Neste contexto, há 30 anos o foco do ambiente corporativo era produtividade pessoal, em escritórios físicos, com horário comercial padrão e dispositivos fixos, que ficavam no ambiente e não traziam a capacidade de locomoção ao colaborador. Depois de movimentos de comunicação, que Singh citou com o lançamento de ferramentas como ICQ e Instant Messenger, o processo mudou. “Desde então o consumo de tecnologia decolou e com cloud e mobilidade, surgiram novos princípios: produtividade coletiva, em qualquer lugar, a qualquer hora e por meio de qualquer tipo de dispositivo.

E é então que o social toma lugar do e-mail. Além da substituição de um pelo outro, conforme explicado no primeiro parágrafo, o movimento de cloud computing permitirá que, ainda neste ano, 20% dos negócios ao redor do globo não terão assets de TI. No ano passado, o mercado de smartphones e tablets superou o de PCs e desktops.

“É um ótimo momento para estar vivo. É um ótimo momento para ser consumidor”, disse o executivo, no início da apresentação, ao comentar sobre o momento atual da tecnologia e a integração de produtos e serviços com cloud computing. “As novas tendências tecnológicas melhoram as dinâmicas do consumidor e formam uma web melhor para os negócios”, finalizou.

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