sexta-feira, 27 de abril de 2012

Information Week: Conficker é a maior ameaça cibernética para as empresas


Estudo analisou dados de mais de 600 milhões de sistemas no mundo e comprovou que 92% das infecções resultaram de senhas fracas ou roubadas

crédito: Thinkphoto

O volume 12 do Relatório de Inteligência de Segurança (SIRv12)da Microsoftconstatou que o worm Conficker (programa malicioso que se replica e espalha para outros computadores) foi detectado cerca de 220 milhões de vezes em todo o mundo nos últimos dois anos e meio, tornando-se uma das maiores ameaças para as empresas.

De acordo com o relatório, as detecções trimestrais do worm Conficker aumentaram em mais de 225% desde o início de 2009. Somente no quarto trimestre de 2011, ele foi detectado em 1,7 milhão de sistemas em todo o mundo.

A pesquisa mostrou que 92% das infecções resultaram de senhas fracas ou roubadas, e 8% explorava vulnerabilidades para as quais já existe uma atualização de segurança. Em comunicado enviado à imprensa, a Microsoft afirma que é extremamente importante que as organizações se concentrem nos fundamentos básicos de segurança para se protegerem contra as ameaças mais comuns.

Adotar uma abordagem mais holística para a gestão de risco pode ser uma solução, segundo a Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário