Máquina vai processar em um dia duas vezes a quantidade de dados em toda a Internet e tentará desvendar o Big Bang.
A IBM está projetando um supercomputador que vai processar mais do que um “exabyte” por dia, o que seria mais do que toda a internet, ou 15 milhões de iPods de 64GB. Todos esses dados serão gerados a partir de telescópios posicionados em uma área de 3 mil quilômetros quadrados.
O objetivo da nova máquina é decifrar como aconteceu o Big Bang, uma das teorias científicas mais populares sobre a criação do universo, segundo informações do Daily Mail.
Ton Engbersen, do setor de pesquisas da IBM, afirmou que “Se você pegar o número global do tráfego de dados diário na internet e multiplicar por dois, você terá ideia da quantidade de informações que o telescópio Square Kilometre Array (SKA) vai coletar por dia”.
Supercomputador vai investigar as origens do universo
O projeto começará a ser construído em 2017 e deve ficar pronto em 2024. Os chips 3D do equipamento serão usados para alcançar o enorme poder de computação requerido pelo SKA. Após o processamento dos exabytes diários, a IBM espera armazenar por ano algo entre 300 e 150 petabytes de informações.
Em comparação, aproximadamente 15 petabytes são produzidos em um ano pelo acelerador de partículas do CERN.
Os diretores do SKA estão discutindo a localização do telescópio.”Ele terá um grande impacto na forma como percebemos nosso lugar no universo e como entendemos a história e o futuro do nosso planeta”, declarou Michiel van Haarlem, diretor do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário