quarta-feira, 2 de maio de 2012

Olhar Digital: Ataques maliciosos cresceram 81% no ano passado, segundo Symantec


De acordo com relatório da companhia, apesar deste crescimento, houve uma diminuição de 20% no número de vulnerabilidades 

A empresa de antivírus Symantec divulgou seurelatório referente ao ano de 2011 e concluiu que houve um aumento de 81% nos ataques maliciosos no ano passado. No entanto, apesar deste crescimento, houve uma diminuição de 20% no número de vulnerabilidades.

A companhia ainda notou que os ataques cibernéticos voltados principalmente a grandes organizações diminuíram de intensidade, e os principais alvos, agora, são empresas de médio e pequeno porte. De acordo com o relatório, mais da metade dos ataques foram direcionados a empresas com menos de 2.500 funcionários.

Além disso, o estudo também descobriu que as vulnerabilidades no segmento de mobilidade cresceram muito com a ascensão do Android. Os malwares para dispositivos móveis aumentaram 93% graças ao sistema aberto do Google. A Symantec reportou cerca de 9 mil tipos de vírus para a plataforma.

Também houve um aumento nas violações de dados com cerca de 1,1 milhão de identidades roubadas a cada ataque, o que resultou em 187 milhões de documentos expostos. Outra causa bastante comum, responsável pelo aumento de violação de dados, foram as perdas de celulares, tablets, smartphones, USB e outros dispositivos de backup. No total, os equipamentos perdidos expuseram cerca de 18,5 milhões de identidades no ano passado.

Apesar dos resultados desanimadores, a companhia percebeu uma evolução na redução de spams. O volume deste tipo de email passou de 88% em 2010 para 75% em 2011. Esta diminuição pode ser atribuída a algumas autoridades, que conseguiram desligar um dos maiores botnets do mundo. Os emails de phishing e outras fraudes, no entanto, continuam aos montes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário