quarta-feira, 6 de junho de 2012

COMPUTERWORLD: Brasil lidera receita em serviços de TI na América Latina


Região deverá movimentar 34 bilhões de dólares neste ano no setor. Projeções do Gartner indicam que País ampliará participação em 11% até 2015.
DÉBORAH OLIVEIRA


O mercado de serviços de TI vai movimentar 34 bilhões de dólares na América Latina em 2012, ante os 32 bilhões de dólares de 2011. O Brasil responde por quase metade dos negócios, tendo contribuído no ano passado por 45% da receita total gerada pela região. 

Até 2015, o Gartner estima que que o faturamento da indústria de serviços de TI na América Latina alcançará 45 bilhões de dólares. 

Em todo o mundo, serviços de TI deverão gerar em 2012 receita de 856 bilhões de dólares, a maioria em suporte a software. “Globalmente, a área vai somar 1 trilhão de dólares até 2016”, indica Allie Young, vice-presidente e analista do Gartner, durante a Conferência Outsourcing & Parcerias Estratégicas promovida pelo instituto em São Paulo. Ela aponta que cloud computing tem mudado o cenário de serviços de TI.

“Na América Latina, os serviços de TI crescem a uma taxa anual de 9,6%. Mundialmente, esse índice é de 4,3%. Trata-se de um termômetro da importância da região e de economias emergentes”, completa. 

De acordo com levantamento realizado pelo instituto de pesquisas, os setores que mais investem em serviços de TI são, na ordem, bancos e seguradoras, manufatura, comunicação e mídia e governo.

A analista explica que alguns elementos têm impulsionado a adesão ao modelo de outsourcing no mercado local. Na lista estão o crescimento do Brasil, mudanças de políticas governamentais, e posicionamento global positivo, TI sendo cada vez mais vista como vital para a competitividade futura do País e organizações focando no core business.

Entre as barreiras, ela cita escassez de mão de obra em TI, CIOs que alimentam a ideia de que TI tem de manter o controle da infraestrutura e a excessiva dependência de parceiros provedores de serviço. “Há ainda o medo dos executivos de perder o emprego, algo que inibe movimentos estratégicos para a terceirização”, destaca.

Mercado nacional aquecido

O Gartner aponta que o Brasil tem se tornado cada vez mais um destino para iniciativas de outsourcing na América Latina. O País está no segundo lugar da lista, atrás da Argentina. Allie indica ainda que 97% dos provedores de serviços de TI da região têm presença no País. 

Por aqui, os atrativos incluem ambientes político e econômico considerados excelentes, e a cultura, avaliada como muito boa. “Esse desenho cria uma grande oportunidade para provedores de serviços e possibilidades de fusões e aquisições”, avalia. Entre as barreiras estão a língua e a infraestrutura [especialmente a de Telecom]. 

Segundo levantou o Gartner, atualmente, a IBM lidera o setor em solo nacional, seguida pela Atento e Accenture. “O Brasil tem múltiplas opções de provisão de serviços de TI”, avalia.

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