quarta-feira, 6 de junho de 2012

G1: Rede de celulares do Irã comprou tecnologia dos EUA, diz agência

Sanções proíbem que empresas dos EUA vendam bens ou serviços ao Irã.
Segundo documentos, MTN Irancell comprou recursos da Sun, HP e Cisco.
Da Reuters


Site da empresa MTN Irancell, envolvida
na polêmica

Uma rede iraniana de telefonia celular que tem tido rápido crescimento conseguiu obter sofisticados equipamentos para computadores de fabricação norte-americana, apesar de sanções proibirem a venda de tecnologia dos Estados Unidos ao Irã, mostram entrevistas e documentos.

A MTN Irancell, uma joint venture entre o sul-africano MTN Group e um consórcio controlado pelo governo iraniano, obteve equipamentos originalmente da Sun, HP e Cisco, mostram os documentos e entrevistas. A MTN tem participação de 49% na joint venture, mas forneceu o financiamento inicial.

A aquisição – realizada por meio de uma rede de empresas do setor tecnológico com operações no Irã e no Oriente Médio – oferece mais evidências das limitações das sanções econômicas dos Estados Unidos.

As sanções têm o objetivo de reprimir o programa nuclear iraniano, que Teerã afirma ter intenções pacíficas. Nenhuma empresa dos Estados Unidos tem permissão para vender bens ou serviços ao Irã, a menos que obtenha uma autorização especial, como, por exemplo, caso a transação tenha como fim auxílio humanitário.

Mas as forças dos EUA focaram em conter bancos iranianos, terrorismo, a indústria de petróleo iraniana, e indivíduos e empresas que as capitais ocidentais acreditam estarem envolvidos no programa de desenvolvimento nuclear de Teerã.

A Reuters noticiou em março e abril que a ZTE, uma fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, vendeu ou concordou em entregar milhões de dólares em hardware e software norte-americano ao Irã desde 2010, apesar de uma proibição de longa data sobre a exportação de produtos tecnológicos para o Irã a partir dos Estados Unidos.

Os compradores foram a maior operadora de telecomunicações do país, a Telecommunication Co of Iran, e uma unidade do consórcio que a controla. O Departamento de Comércio dos EUA está investigando a questão.
saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário