Pedidos serão avaliados por órgão regulador até o final de 2012.
Entre os 1.930 pedidos feitos, dez foram de companhias brasileiras.
O plano da Icann, órgão regulador da internet, de liberar mais endereços da internet atraiu 1,93 mil pedidos de novos domínios que substituirão os tradicionais .com, .net e .org nos endereços dos sites. As empresas brasileiras entraram com dez pedidos do tipo.
Segundo um documento divulgado pela Icann, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (o NIC.br) entrou com um pedido para ser dono dos endereços que terminam em .bom e .final.
Já os bancos Bradesco e Itaú, os postos Ipiranga, a empresa de cosméticos Natura e o portal UOL fizeram os pedidos de domínios que terminam nos nomes de suas marcas --.bradesco e .natura, por exemplo. A Globo também pediu pelos domínios .globo.
Uma empresa municipal de informática do Rio de Janeiro pediu pelo .rio e uma companhia de hospedagem de sites, o .ltda.
A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), organização norte-americana sem fins lucrativos que administra os sistemas de domínio da web, avaliará as solicitações até o final de 2012. A maior parte delas veio da América do Norte, incluindo pedidos de gigantes como a Amazon e o Google.
O domínio mais pedido foi o .app, seguido pelos .inc e .home. Nos casos em que houver disputa, será realizado leilão, se as partes envolvidas tiverem justificativa legítima. Os primeiros novos domínios devem entrar em operação no primeiro semestre de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário