quarta-feira, 6 de junho de 2012

IDG Now!: Intel pensa em desenvolver smartphones com sistema Windows Phone



 
A companhia tem os "ganchos" para trazer sistema Windows 
Phone para smartphones com chips x86, mas somente se essa 
prática for comercialmente viável

A Intel é a favor de trazer o Windows Phone para smartphones com chips baseados na arquitetura x86, mas somente se a prática for comercialmente viável, afirmou a companhia na terça-feira (5/6). É certo que as vendas do Windows Phone não estão lá essas coisas no momento, mas o sistema operacional vale à pena. Ao menos foi o que disse o presidente do Grupo de Comunicação Móvel da Intel, Hermann Eul, durante entrevista ao IDG News Service, na feira Computex, em Taiwan.

A Intel vai considerar a possibilidade de colocar o sistema operacional do Windows Phone em arquitetura x86, dependendo de como o OS reagirá no mercado futuramente. "Nós estaremos interessados quando virmos que há grandes chances de retorno financeiro", disse Eul. "Nosso roteiro tem dispositivos que suportam o Windows também em celulares. Então podemos fazer isso. Os ganchos para fazê-lo estão lá"

A Intel está apenas iniciando no mercado dos smartphones. Os primeiros modelos com processador da empresa foram lançados no começo desse ano, com o lançamento do Xolo X900, pela Lava International, na Índia. Seguido pelo San Diego, da operadora Orange, exclusivo para o Reino Unido; e pelo LePhone K800, da LeNovo, lançado na China. Outros smartphones com chips Intel serão produzidos pela Motorola ainda este ano, enquanto o ZTE também está programado para receber tecnologia Intel. Esse último terá o Medfield, chip baseado em processador Intel Atom com núcleo único.

A maioria dos smartphones com chips Intel rodam normalmente Android e também suportam o Tizen, sistema operacional open source desenvolvido pela Linux Foundation. "A atual tendência das estatísticas está bastante clara: o Android está conquistando o maior pedaço do mercado, então é lá que o dinheiro está", disse Eul. "Nós apostamos também no Tizen. Ainda não anunciamos produtos com ele, mas apenas pelo fato de termos estabelecido essa parceria, deixa claro que estamos engajados nesse ramo."

O maior adversário da Intel é ousa ARM, processadores que estão na maioria dos dispositivos móveis. Houve perguntas sobre se Intel iria se igualar ao ARM no quesito 'consumo de energia', mas Eul afirmou que a resposta que tiveram dos smartphones da Intel superou todas as expectativas. "Vimos um grande interesse em nossas plataformas, particularmente depois que os consumidores tiveram contato direto com os dispositivos no mercado e viram que a Intel estava lá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário