terça-feira, 18 de junho de 2013

CIO: Fabricantes de dispositivos médicos devem investir em cibersegurança



Os fabricantes de dispositivos médicos devem seguir novas medidas para proteger seus produtos contra malware e ataques cibernéticos ou enfrentar a possibilidade de não terem seus equipamentos aprovados para uso pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA.

A organização liberou novas recomendações de ciber segurança para os dispositivos médicos na quinta-feira (13), depois de alguns relatos de que alguns dispositivos foram comprometidos.

Vulnerabilidades recentes envolvendo monitores fetais da Philips e em softwares da Oracle utilizados em máquinas de análise de fluidos corporais estão entre os incidentes que levaram a agência a emitir as novas recomendações, disse um porta-voz da FDA.

Em um caso relatado em outubro, um malware comprometeu monitores fetais usado em mulheres com gravidez de alto risco em um hospital de Boston. Em outro caso ocorrido em janeiro, a FDA divulgou um alerta sobre um software da Oracle que pode permitir a crackers o acesso remoto às bases de dados de dispositivos de análise da Roche Cobra, disse o órgão.

Representantes da Philips e da Oracle não responderam imediatamente aos pedidos para comentar sobre as recomendações da FDA.

"Muitos dispositivos médicos contêm ​​sistemas de computadores configuráveis integrados que podem ser vulneráveis ​​a violações de segurança cibernética", disse a FDA em suas recomendações. "Como os dispositivos médicos estão cada vez mais interligados, via Internet, às redes hospitalares, outro dispositivo médico e smartphones, há um aumento do risco de violações de segurança, o que poderia afetar a forma como um dispositivo médico opera."

De acordo com as regras propostas, a agência recomenda que os fabricantes de aparelhos forneçam junto com seus dispositivos, planos para atualizações e patches, disse Erica Jefferson, porta-voz da FDA.

Fonte: Gross, Grant . "Fabricantes de dispositivos médicos devem investir em cibersegurança - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/noticias/2013/06/18/fabricantes-de-dispositivos-medicos-devem-investir-em-ciberseguranca/ (accessed June 18, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário