O Brasil, em conjunto com os Estados Unidos e a Europa, vai patrocinar a primeira resolução na Organização das Nações Unidas (ONU), visando à liberdade de expressão na internet.
As três nações já chegaram a um acordo sobre o conteúdo que compõe a resolução. "A ideia é que o texto peça que o direito à liberdade de expressão na internet seja equiparado ao direito tradicional da liberdade de expressão fora da web", explicou a embaixadora americana na ONU, Eileen Donahoe. Os Estados Unidos pontuam que governos podem estar indo em direção à censura e controles mais rigorosos sob as informações da rede,
A cidade de Washington, nos Estados Unidos, e países europeus decidiram incluir no texto a necessidade da internet como um meio que proporcione desenvolvimento. A maior preocupação americana é garantir que governos não adotem censuras e outros tipos de controle sob o conteúdo veiculado na internet.
O Brasil apoiou a iniciativa, mas deixou claro que não aceitará a decisão na ONU, caso ela seja usada para pressionar um ou outro país. A resolução será votada em duas semanas, na reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário