Google World Wonders: para visitar pontos históricos espalhados pelo mundo
Usuário pode conhecer lugares importantes para humanidade, tanto no aspecto histórico quanto cultural
Usuário pode conhecer lugares importantes para humanidade, tanto no aspecto histórico quanto cultural
O Google lançou nesta quinta-feira (31/05) mais um de seus projetos voltados para passeios virtuais: o World Wonders, um percurso com 132 lugares em 18 países mapeados pela empresa para centralizar informações sobre localidades importantes para a humanidade, tanto no aspceto histórico quanto cultural.
O site (acesse aqui) emprega a tecnologia do Street View (oito lentes laterais e outra superior que captaram as gravações), permitindo que o usuário conheça os lugares mais remotos do mundo ou cartões portais impactantes, como monumento Stonehenge, no Reino Unido, e as ruínas de Pompéia destruídas pelo vulcão Vesúvio, na Itália. Há ainda locais com patrimônios históricos importantes, como as cidades brasileiras Diamantina, Ouro Preto e Bom Jesus do Congonhas, todas em Minas Gerais.
As fotos são baseadas em textos fornecidos pela UNESCO, em apoio do World Monuments Fund e da Getty Images, e apresentados em seis idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, japonês e hebraico). Para captar as imagens, foram necessários diferentes veículos com características que variavam de acordo com a complexidade de acesso a cada local. Nesse caso, os responsáveis pelo projeto usaram bicicletas, trens, motos de neve e até lanchas para realizar a captura das fotos.
A plataforma possui mais de mil imagens que giram em 360 graus, além de vídeos inferativos; em alguns casos, é possível visualizar modelos em 3D, como, por exemplo, o Palácio de Versalhes, na França. A Europa ainda vem representada com imagens do porto de Bordeaux (França), o centro histórico de Nápoles, a cidade de Siena, o Templo de Hércules e a parte antiga de Berna (todas estas na Itália). Já a Espanha, o passeio virtual passa pela parte antiga de Toledo, Salamanca, Ávila, a catedral de Santiago de Compostela e a cidade de Cuenca.
Outros espaços também foram destacados, como o Memorial da Paz de Hiroshima e o castelo de Himeji-jo, ambos no Japão, e o Golfo da Califórnia e a mítica rota 66 nos EUA, além do distrito histórico de Québec (Canadá), o parque nacional de Kakadu (Austrália), Tel Aviv e Jerusalém.
Para o Google, o World Wonders tem o objetivo de "democratizar a cultura" e levá-la para todos os cantos do mundo, contribuindo para a educação em massa. Depois do lançamento, o desafio é ampliar o número de imagens e incorporar mais países, explicaram o diretor do Google Cultural Institute, Steve Crossan, e o diretor de engenharia do Google, Luc Vincent.
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