terça-feira, 5 de junho de 2012

Olhar Digital: II Fórum da Internet discutirá temas polêmicos da internet brasileira



Evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de julho, em Olinda (PE)

Organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil(CGI), o II Fórum da Internetno Brasil acontecerá entre os dias 3 e 5 de julho em Olinda (PE), e reunirá pessoas e entidades ligadas a todos os setores ligados à internet – empresas, ONGs, ativistas, academia e representantes do governo. O evento não tem função propositiva - ou seja, de lá não deve sair um consenso ou recomendações específicas para o governo, até porque a maioria das questões é aberta o suficiente para criar dissenso. No entanto, é possível que muitos políticos ligados à questões da internet marquem presença por lá e se reúnam com algumas das entidades da causa, como já aconteceu na edição do ano passado (realizada em outubro, em São Paulo).


O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi um dos políticos presentes no evento do ano passado e se compremeteu em levar algumas das discussões ao Senado

A ideia do Fórum é ouvir e compilar ideias de diferentes setores sobre as questões mais quentes no debate da internet brasileira, como reforma dos direitos autorais ou a neutralidade da rede. Os temas mais discutidos neste ano devem ser o Marco Civil da Internet, que criará uma base de direitos e deveres para o usuário, e a aprovação de uma lei que tipifica e cria punições para diversos crimes cometidos na rede. Ambos os projetos devem ser votados ainda neste ano.

O debate será estruturado em quatro 'trilhas' de discussão: 'Garantia de direitos na rede e Marco Civil da Internet', 'Propriedade intelectual na rede', 'Banda larga e inclusão digital', 'Como estimular conteúdos e plataformas nacionais na rede mundial' e 'Governança global na internet'. Todos os presentes poderão falar, com intervenções livres que vão de dez a quinze minutos. No ano passado, cerca de 800 pessoas de todo o Brasil participaram do fórum. As 'trilhas' terão também transmissão ao vivo, por streaming.

O Fórum de 2012 foi apresentando à imprensa em uma reunião nesta segunda-feira, na sede do Comitê Gestor da Internet, órgão que é responsável pelo registro de sites e pela manutenção da rede no país. Diretor executivo da instituição, Hartmut Glaser explicou que a decisão de transferir o Fórum de São Paulo para Pernambuco se deu principalmente para que fosse possível "incluir pessoas e entidades que são normalmente marginalizadas do debate da internet no Brasil".

Por isso, o CGI também patrocinará a viagem de protagonistas da causa da internet de todo o Brasil que comprovaram que não poderiam pagar pelas suas despesas. "Essa foi a única maneira que encontramos de incluir representantes de alguns locais, como líderes de tribos indígenas ou pessoas de locais muito afastados", explica.

As inscrições para o II Fórum da Internet estão abertas no site oficial do evento. A participação é aberta para qualquer interessado no assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário