terça-feira, 5 de junho de 2012

Folha.com: Wi-fi na Rio+20 terá capacidade de conectar 67 mil de usuários


VENCESLAU BORLINA FILHO


A rede de internet banda larga wi-fi destinada à Rio +20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável) terá capacidade de conectar, simultaneamente, 67 mil usuários.

O acesso da rede wifi do evento será gratuito. Haverá folders explicativos de como acessar a rede. O presidente da Oi, Francisco Valim, afirmou que não haverá sobrecarga no sistema porque ele foi dimensionado de acordo com a lotação dos espaços.

O sistema será operado pela empresa de telefonia Oi, que fechou contrato com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para os serviços de telecomunicações e TI do evento, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro, no Rio.


Segundo a Oi, trata-se da maior rede sem fio já instalada no país. No acesso fixo, serão 1.800 pontos cabeados prontos para o acesso à internet. O investimento da Oi será de R$ 50 milhões para a infraestrutura de telecomunicações da Rio +20.

A empresa também fornecerá salas para transmissão em videoconferência e infraestrutura em informática, como suporte, help desk, servidores de computação em nuvem e uma solução de segurança da informação customizada para o evento.


Para a solução de segurança, a empresa vai montar um centro de operações no Riocentro, além de operar um centro de gerenciamento de rede em Botafogo (zona sul) e uma central em São Paulo. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, visita nesta segunda-feira (4) as instalações.

A partir desta terça-feira, o Riocentro se torna território da ONU e a entrada será controlada por meio de credenciamento prévio da instituição.

A expectativa da Oi é atender um público de 50 mil pessoas no Riocentro e de 150 mil nas estruturas da sociedade civil --Parque dos Atletas, Arena da Barra, Píer Mauá, Galpão da Cidadania e o Aterro do Flamengo.

Para isso, 500 empregados foram destacados para o serviço. Nessas áreas, os eventos iniciam já no dia 13, com discussões, debates, palestras e exposições.

Os serviços da empresa ainda incluem fornecimento de tráfego de voz fixo e móvel, computadores, celulares e tablets para os organizadores da Rio+20.

A Oi disponibilizará ainda 160 totens interativos conectados à internet, com informações atualizadas sobre o evento, em hotéis da orla carioca e nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário