segunda-feira, 4 de junho de 2012

Olhar Digital: MIT pode ganhar filial no Brasil



Reitor da universidade mandou carta para Aloizio 
Mercadante em que diz haver interesse na abertura 
de centro de pesquisa no país 

Aloizio Mercadante (foto) recebeu email de reitor do MIT afirmando interesse na criação de centro de pesquisa no Brasil. 

Mais uma vez, o ministro Aloizio Mercadante – atualmente na pasta da Educação – anunciou que o Massachusetts Institute of Technology (MIT) planeja abrir uma filial do seu centro de pesquisas no Brasil, como parte de um acordo de intercâmbio com o país.

Em uma visita da comitiva da presidente Dilma Roussef à universidades de Harvard e ao MIT, em abril, o ministro afirmou categoricamente que o "MIT vai abrir um MIT no Brasil" e horas depois foi repreendido pela própria diretoria da instituição, que disse em nota que devia se tratar de um "mal entendido" e que "a universidade não abre filiais no exterior".

Desta vez, no entanto, Mercadante tem uma prova. Segundo a Agência Brasil, ele teria recebido uma correspondência do novo diretor do MITafirmando que há sim interesse na abertura de um centro de pesquisa por aqui. O reitor Rafael Reif enviou a mensagem para Mercadante e para Marco Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Como futuro presidente do MIT, estou muito interessado em novas formas de colaboração com o Brasil, incluindo a instalação de um centro de pesquisa", diz Reif, atual vice-reitor e próximo mandatário da instituição.

Por enquanto, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é a única universidade brasileira a contar com uma parceria formal com o MIT, fruto justamente da viagem da presidente aos Estados Unidos em abril. Ainda não se sabe mais detalhes de como ou onde seria o centro de pesquisas comentado por Reif. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário