quarta-feira, 6 de junho de 2012

Secom: Centro Integrado de Comunicação é inaugurado em Alagoinhas


Mais de 400 mil pessoas de Alagoinhas e de municípios da região estão sendo beneficiadas com a centralização dos sistemas de comunicação das polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros. Nesta terça-feira (5), a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) inaugurou o primeiro dos 22 centros integrados de comunicação previstos para funcionar até 2014.

“A criação de uma central única de atendimento para todo o estado é uma meta a ser conquistada, mas, infelizmente, este processo está atrasado devido à burocracia e a pendências de engenharia”, informou o secretário Maurício Barbosa, ressaltando a importância da comunicação integrada para a ação rápida da polícia em situações de emergência.

Mais de R$ 1 milhão foram investidos na instalação da central telefônica e na compra de equipamentos tecnológicos como 16 rádios fixos, 37 veiculares, 34 portáteis, 20 aparelhos telefônicos tipo fax, 11 computadores e duas câmeras de alta resolução (CFTV Speed Dome).

Tempo real

A unidade funcionará 24 horas por dia, atendendo aos chamados das cidades de Alagoinhas, Inhambupe, Araçás, Aramari, Sátiro Dias, Pojuca, Itanagra, Catu, Ouriçangas, Irará, Água Fria e Pedrão. Na sede do centro, instalado no anexo ao 4ª Batalhão da PM, 25 atendentes, 20 policiais militares, cinco policiais civis e cinco bombeiros auxiliam a população em tempo real a partir dos números 190 (PM), 197 (PC) e 193 (BM).

A região de Alagoinhas só contava com o serviço 190 e, para solicitar os serviços de outros setores da segurança pública, o cidadão tinha que arcar com o valor da ligação, como informou o comandante do 4º BPM, tenente coronel Costa Ferreira, que ficará à frente do Cicom.

O local também abriga imagens de duas câmeras – uma instalada no centro e outra na zona periférica da cidade - monitoradas 24 horas por policiais do Cicom e da Superintendência de Telecomunicações da SSP, no Centro Administrativo da Bahia.

De acordo com o superintendente da Stelecom, coronel Héverton Tosta, “se, por algum motivo, o monitoramento parar a transmissão para o Cicom, seja pela ação de bandidos ou por questões técnicas, as imagens continuam a ser transmitidas via web para Salvador”.

Viaturas

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, enquanto os outros Cicons não ficarem prontos, o de Alagoinhas pode auxiliar na comunicação e no deslocamento de municípios vizinhos à região atendida pela unidade inaugurada.

Ele explicou que cidades e distritos nas imediações de Feira de Santana - um dos próximos municípios a receber o centro -, perto de Alagoinhas, “poderão, por exemplo, contar com os aparatos tecnológicos daqui para o acionamento de viaturas”. O Serviço Móvel de Urgência e o órgão de fiscalização de trânsito da cidade também devem ter representantes no Cicom nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário