sexta-feira, 29 de junho de 2012

TI INSIDE: Governo do Amazonas assina acordo para implantação do PNBL




O governo do Amazonas e o Ministério das Comunicações assinaram um termo de cooperação com para a execução em conjunto de projetos visando a integração das redes de fibra óptica no estado. A iniciativa visa a implantação do Programa Nacional de Banda Larga “O papel da Telebras é ir onde os outros não vão”, afirmou o presidente da companhia, Caio Bonilha, nesta quinta-feira, 28, durante a assinatura de termo de cooperação com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, para trabalhar em conjunto na execução de projetos visando a integração das redes de fibra óptica no estado.
A iniciativa visa a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), levando internet a custos mais baixos à população de menor poder aquisitivo, e de fornecimento de conexão de alta velocidade às instituições da rede privativa de órgãos do governo federal, além de prover infraestrutura de telecomunicações para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, a ação é estratégica para o estado, que enfrenta grandes dificuldades de transporte devido às características ambientais, tornando possível a conexão de hospitais, escolas e postos de saúde, em especial do programa Telesaúde. “Imagine um médico da capital poder orientar à distância um enfermeiro durante uma emergência, pois está vendo o paciente, a situação, e interagindo na hora. É o primeiro ‘pé’ da Telebras no Amazonas. Isso vai promover uma revolução no estado”, comemorou.
A primeira ação, envolvendo a Telebras e a empresa de Processamento de Dados da Amazônia (Prodam), será interligar o município de Coari, localizado no interior do Amazonas e considerada uma das cidades mais ricas da Região Norte, à capital, Manaus. Ao longo desse trecho, seis municípios também serão beneficiados pela rede de fibras ópticas, que usará o gasoduto da Petrobras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário