terça-feira, 5 de junho de 2012

TI INSIDE Online: Países da AL vão debater uso de dados digitais em formato aberto


Com o objetivo é debater como os parlamentos podem aperfeiçoar o uso da linguagem XML – linguagem de marcação html que define regras para descrição de documentos na internet –, a Câmara dos Deputados promove na quarta-feira, 6, o encontro internacional "Parlamentos Conectados: Introdução ao XML Legislativo", em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Nações Unidas.
Criada pelo consórcio World Wide Web Consortium (W3C), a linguagem é um padrão aberto, sem detenção de direitos, que permite a ampliação do acesso da sociedade às informações no formato de dados abertos. Os debates envolverão temas como transparência e gestão da informação, considerados prioritários na pauta dos órgãos de governo que querem se comprometer com a divulgação abrangente e irrestrita de suas atividades.
O encontro terá a presença dos diretores de tecnologia da informação e comunicações dos parlamentos de 17 países (México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana, Trindade e Tobago e Uruguai), além de especialistas do BID e das Nações Unidas.
A Câmara dos Deputados promove o encontro no âmbito da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e Caribe (Ripalc), da qual é integrante desde 2011. No biênio 2011/2012, a entidade tem como secretário-executivo o diretor do Centro de Documentação e Informação, Adolfo Furtado. Com informações da Agência Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário