quarta-feira, 11 de julho de 2012

Adrenaline: Ação do FBI deixa mais de 40 mil PCs sem Internet

Na manhã de segunda-feira (09/07), pelo menos 40 mil computadores nos Estados Unidos infectados com oDNSChanger perderam suas conexões com a Internet. Isso porque o FBI decidiu desativar servidores DNS usados por essas máquinas infectadas

O FBI estima que há cerca de 42 mil IPs únicos infectados, número que sobe para 211 mil no mundo todo,conforme o jornal The Guardian. No entanto, cada número não equivale a apenas uma máquina, portanto, a quantidade de vítimas pode ser muito maior. No Brasil, a estimativa é de 6 mil computadores infectados.

Assine a tag fbi para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados


De acordo com a Associated Press, as consequências não foram tão grandes quanto se esperava. A agência de notícias afirma que especialistas em segurança não registraram qualquer impacto no uso da internet relacionado à ação, já que os usuários tiveram tempo de remover o malware antes da desativação dos servidores.

Dados de novembro mostram que, no pico da infecção, no final do ano passado, havia mais de 4 milhões de computadores infectados no planeta, dos quais meio milhão estavam nos EUA. 

DNS é a sigla de Domain Name System, e é responsável pela existência de endereços na web, como www.adrenaline.com.br . O DNS transforma esses “nomes” em números IP nos quais os computadores podem se conectar. O vírus DNSChanger modifica o serviço de DNS usado pelo sistema infectado e redireciona sites legítimos para outros, através dos quais os criminosos faturam com a venda de tráfego e anúncios.

Para controlar o problema, o FBI passou a disponibilizar servidores seguros para as vítimas. Inicialmente, a agência ia deixar essa alternativa disponível por 120 dias a partir de novembro, mas a justiça ordenou um prazo de mais 120 dias. Nesse período, os usuários eram orientados a rastrear suas máquinas em busca da infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário