quinta-feira, 26 de julho de 2012

Diário Oficial da Bahia:Fórum de Arquivos e Bibliotecas discute acesso às novas tecnologias

Evento inclui oficinas sobre digitalização de documentos e ferramentas web de interação

Fórum de Arquivos e Bibliotecas discute acesso às novas tecnologias

Aproximadamente 300 profissionais e 

interessados participam do evento, que 
continua até amanhã com a realização 
de diversas atividades

Debates, palestras e oficinas realizadas durante o II Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas reúnem na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, até amanhã, aproximadamente 300 participantes, entre profissionais e interessados na área de gestão de arquivos.

"O evento dá suporte à atividade, facilitando o acesso à informação e às novas tecnologias", afirma o gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), Marcos Viana. Ele destaca como diferencial desta segunda edição a disponibilização do material usado no evento, na íntegra, para profissionais de outros estados.

Com a abordagem do tema "O acesso à informação e às novas tecnologias: desafios para o século XXI", o fórum inclui também oficinas de digitalização de documentos históricos e ferramentas web de interação com usuários de arquivos públicos.

Suporte – O evento atraiu a coordenadora da biblioteca de Crisópolis, Tamara Filgueiras, que pretende ampliar o acesso à informação no município. "O fórum nos dá suporte justamente para melhorar o atendimento e apresenta ferramentas para que possamos informatizar a biblioteca, dando assim maior conforto aos usuários e profissionais."

Uma das palestras foi feita pelo ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho. Ele falou sobre a lei de acesso à informação e o impacto nos arquivos públicos. Já o professor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Modesto, abordou o cenário da biblioteca pública no contexto das novas tecnologias e redes sociais. Temas como a lei de acesso à informação nos arquivos públicos, cenário das bibliotecas públicas no Brasil e redes de conhecimentos também serão discutidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário