terça-feira, 10 de julho de 2012

IDG Now!: Redes de publicidade 'agressivas' espionam 80 milhões de smartphones

Redes de publicidade 'agressivas' espionam 80 milhões de smartphones

De acordo com empresa de segurança móvel, plataformas de anúncios capturam dados pessoais e exibem propaganda fora do aplicativo
John P. Mello Jr., PC World (US)


Algumas publicidades dentro de aplicativos gratuitos para smartphones representam uma ameaça para a privacidade do consumidor, de acordo com uma empresa que faz software de segurança para telefones móveis.

Mais de 50% dos aplicativos gratuitos inserem publicidade usando redes de anúncios, de acordo com a Lookout Mobile Security. Algumas dessas redes acessam dados pessoais nos telefones sem explicar claramente o que estão fazendo, diz a pesquisa.

A Lookout também observou que 5% das aplicações no smarktphones, que representam 80 milhões de downloads, possuem plataformas de anúncios "agressivas" que fazem coisas como alterar as configurações de bookmarks e exibem anúncios fora do contexto do aplicativo a que estão ligadas.

Uma análise das aplicações gratuitas no GooglePlay mostrou que os apps de personalização são líderes no uso dessas redes "agressivas", como papéis de parede (17%), seguido por entretenimento (8%) e jogos (7%).

A Lookout tem um aplicativo gratuito que identifica quais redes de anúncios estão sendo executadas no telefone e o que fazem.

O fornecedor de segurança também lançou um conjunto de diretrizes gerais para os anunciantes móveis. Elas descrevem as "melhores práticas" para as empresas seguirem, além de regras sobre transparência e clareza, controle individual, comportamento de fornecimento de anúncios, coleta de dados e outros tópicos.

Além de coletar dados pessoais de smartphones, as redes de anúncios também têm sido acusadas de exibir "scareware", tais como avisos de atualização de bateria, e inserir ícones de marketing na tela de início ou publicidade na barra de notificação.

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