Para analistas, mercado movimenta-se para integrar ofertas e unir, em um só equipamento, armazenamento, rede e storage.
Produtos integrados, que oferecem armazenamento, storage e outras tecnologias estão começando a ganhar força no mercado, indicam analistas do setor.
Basta olhar para a atuação de fornecedores de armazenamento, como EMC, Hewlett-Packard e NetApp, que ingressam no mundo do servidores, software e rede para oferecer pacotes de produtos e reforçar suas ofertas.
Até as startups estão de olho na tendência e desenhando estratégias nessa linha. No ano passado, por exemplo, a recém-criada Nutanix, de San Jose, Califórnia, Estados Unidos, apresentou um servidor virtualizado que está agrupado em conjunto com unidade de armazenamento de estado sólido e rígido, que pode ser gerido sob uma visão única.
"A tendência está começando a criar forma", avalia Arun Taneja, analista principal da consultoria norte-americana The Taneja Group. Nos próximos dois anos, o mercado vai presenciar o que Taneja chama de “HyperConvergence" da computação.
Segundo ele, armazenamento e rede, juntos, registrarão adoção maciça nas companhias, especialmente entre empresas de pequeno e médio porte, que têm menos pessoal de TI para gerenciar infraestruturas cada vez mais complexas.
"Acredito que 2014 será o ano do HyperConvergence. Penso que 2013 será de educação, provas de conceito e testes iniciais, junto com as compras iniciais de produtos do tipo", avalia.
Taneja afirma que embora fornecedoras de infraestrutura de TI como um todo tenham adotado conceitos mais abertos, isso não significa que as plataformas oferecidas serão mais consolidadas. Na visão do analista, grandes organizações de TI têm mais budget para lidar com o desafio de gerenciar peças separadas do ambiente tecnológico. Mas as empresas menores contam com profissionais com um perfil mais generalista para lidar com “um labirinto de equipamentos”, dificultando a tarefa, diz.
“Diante desse cenário, eu realmente acredito que é hora de consolidar a computação, redes e armazenamento para simplificar a vida de um administrador, especialmente em negócios de pequeno e médios portes", aconselha Taneja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário