sexta-feira, 17 de agosto de 2012

COMPUTERWORLD: TI Maior: instituto paulista vai certificar software brasileiro


Esse trabalho será realizado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer de Campinas, anuncia ministro Raupp.
EDILEUZA SOARES*


O software brasileiro ganhará uma certificação que promete colocá-lo em vantagem nas licitações governamentais. A medida faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia, ou o TI Maior, que será lançado na próxima semana, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O TI Maior será apresentado aos empresários do setor na segunda-feira, (20/08), em São Paulo, pelo ministro Marco Antonio Raupp.

“Vamos criar um órgão de certificação de produtos, que é um dos institutos do MCTI”, informou Raupp durante o congresso “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”, que encerra hoje em Brasília, promovido pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI).

Segundo Raupp, a instituição que ficará responsável pelo processo de certificação do software brasileiro é o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, localizado em Campinas (SP). A entidade já está credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para cumprir esse papel, de acordo com o ministro. A iniciativa tem o objetivo de diferenciar o software nacional do importado nos processos de compra.

Ao comentar sobre o IT Maior, o ministro adiantou que o programa traz uma série de medidas para estimular o setor de software a inovar e criar novas empresas de base tecnológica.

“Os empresários podem esperar linhas de incentivo e apoio para essa atividade. O programa vai desenvolver a inovação e a formação de pessoal qualificado”, antecipa.

*A jornalista viajou para Brasília a convite da ABIPTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário