sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Convergência Digital: Banda larga móvel pré-paga e acesso Wi-Fi lideram a preferência do brasileiro



Dados do Target Group Index, estudo realizado pelo IBOPE Nielsen Online, para conhecer como é o uso de Internet no celular no país, mostram que 84% da população das 11 principais regiões metropolitanas do Brasil possui celular; destes, 16% possuem smartphones.

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 16/08, possui dados relevantes das preferências dos usuários móveis. Para acesso à Internet, o Wi-Fi - gratuito na sua maior parte - é o tipo de conexão preferida para 80%. O serviço 3G aparece com pouco mais de 60%, muito em função do custo do produto ofertado pelas teles. Tanto que para controlar os gastos, os planos pré-pagos de banda larga já aparecem na frente - com 53%. Já os pós-pagos ficam com 47%.

Há uma clara mistura entre o pessoal e o profissional quando o tema é o uso da Internet no celular. Entre os 4600 entrevistados pelo IBOPE Nielsen, 49% afirmam usar a Internet móvel para uso exclusivamente pessoal. Mas ao mesmo tempo, 45% dizem que o fazem para pessoal e profissional. Apenas 6% sustentaram usar a Internet móvel para fins exclusivos profissionais.

O estudo também apurou em quais situações os entrevistados acessam a internet no celular. Um grupo crescente da população, que tem necessidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, faz uso deste serviço tanto para “ganhar tempo” como para “ocupar o tempo”. A maioria - 84% dos pesquisados - declarou acessar enquanto espera para ser atendida.

De acordo ainda com o IBOPE, fica evidente que o acesso à internet via celular ficará cada vez mais presente no cotidiano dos consumidores brasileiros, impulsionando o m-commerce. Mas, de acordo com Fabia Juliasz, diretora de novos negócios e relações societárias do IBOPE, ainda existem inúmeros desafios para o aumento da base de usuários, como a qualidade no serviço e custo do acesso para o consumidor final. O estudodo IBOPE foi realizado entre 25 de abril e 2 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário