segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Folha: Projeto lê e resume termos de uso de sites populares


RAFAEL CAPANEMA

Ler os mais de 70 mil caracteres dos termos de uso e da política de privacidade do Facebook levaria, mais ou menos, uma hora e meia.

Não leu tudo? Não tem problema: voluntários do projeto ToS;DR (tos-dr.info ) estão examinando os termos de serviço de sites populares, resumindo-os e classificando-os de A (muito bom) a E (muito ruim) de acordo com a forma como eles tratam os dados dos usuários.

arte 

Para "acabar com a maior mentira da internet" --o "li e aceito"--, o projeto busca mais programadores para contribuir com o código-fonte e especialistas jurídicos.

Os termos do Twitter e do Facebook começaram a ser analisados e já têm pontos positivos e negativos apontados, mas ainda não receberam uma nota.

O Twitpic, site de imagens para Twitter, ganhou a pior nota, porque, segundo o site, "tem acordos com parceiros para usar seu conteúdo sem lhe dar crédito" e porque "imagens deletadas não são realmente deletadas".

O nome ToS;DR ("termos de serviço; não li", na sigla em inglês) é uma referência à sigla TL;DR ("muito longo; não li"), usada na internet por usuários que se veem diante de um texto comprido demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário