Por Vanessa Daraya, de INFO Online
São Paulo - O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inaugura hoje (27) o Laboratório de Bionanomanufatura. Ele é considerado o primeiro laboratório de bionanotecnologia da América Latina.
A bionanotecnologia é uma área de ciência que consegue manipular e estudar materiais milhares de vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo. Uma partícula pode ser chamada de "nano" quando tem entre um e 100 nanômetros. Esse número é cerca de 0,01% do diâmetro de um fio de cabelo.
O Laboratório de Bionanotecnologia do IPT estudará o desenvolvimento de organismos vivos, tecnologia de partículas, além da fabricação de pequenos equipamentos.
Além disso, o IPT pretende buscar soluções sustentáveis, como o bioplástico degradável produzido a partir de restos de frutas ou bagaço de cana das usinas de álcool. Diferente do produto à base de petróleo, o bioplástico se decompõe em seis meses, sem poluir.
O evento, que contará com a presença do governador Geraldo Alckmin, também contará com a inauguração de um simulador da luz solar voltado para pesquisas científicas. Segundo o IPT, esses investimentos custaram ao governo cerca de 50 milhões de reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário