quarta-feira, 5 de setembro de 2012

COMPUTERWORLD: Hitachi quer reforçar estratégia de Big Data


Fabricante busca ampliar negócios para além dos serviços de armazenamento e mira tecnologias emergentes.
ADAM BENDER, COMPUTERWORLD/AUSTRALIA


A Hitachi está tentando expandir seus negócios para além dos serviços de armazenamento e ingressar em áreas emergentes como Big Data e TI convergente, de acordo com o CTO da Hitachi Data Systems, Hu Yoshida. A mudança reflete uma alteração recente na liderança da empresa-mãe, Hitachi, Ltd., disse.

Hiroaki Nakanishi, novo CEO da Hitachi, está "preparando a empresa para a próxima fase de crescimento", de acordo com o executivo. Nakanishi quer quer a Hitachi torne-se uma empresa global, com maior enfoque na "inovação social", por exemplo, especialmente em energia e saúde. O executivo tem consolidado muitas áreas de TI - por exemplo, armazenamento high-end, servidores e software - em uma divisão de sistemas de TI, assinalou.

Big Data é um dos grandes novos focos da Hitachi, apontou Yoshida. "É mais do que apenas armazenamento. Trata sobre gerenciamento de dados e convergência de rede e servidores." De acordo com Yoshida, há muito interesse dos clientes nessa área. “O mundo todo sente que há tanta informação lá que eles não estão aproveitando seu valor”, completou.

Um dos desafios do Big Data que a Hitachi tem tentado resolver é na área da saúde. A companhia está reunindo uma variedade de fontes de dados, incluindo exames médicos e informações administrativas, em um único local, disse Yoshida. Em seguida, é possível executar o diagnóstico automático, resultando em "melhores cuidados de saúde para os pacientes", esclareceu.

Yoshida prevê que empresas não vão executar, tanto quanto antes, a gestão de seu próprio armazenamento. "Elas ainda têm responsabilidade pelos dados, mas acho que as infraestruturas serão virtualizadas ou em nuvem, seja pública ou privada.”

Ele aponta que, hoje, grandes empresas adotam nuvens privadas, enquanto empresas menores, com menos capital para investir em infraestrutura própria estão movendo-se para a nuvem pública, disse ele. Yoshida acredita em um movimento de provisionamento sob demanda na nuvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário