quinta-feira, 6 de setembro de 2012

G1 - Apple processa Samsung por suposto monopólio na Coreia do Sul

Apple diz que Samsung abusa de sua posição na área de tecnologia 3G.
Ação foi registrada em comissão antimonopólio do país, segundo agência.


Usuário compara o iPhone 4S, da Apple, com
o Galaxy S III (Foto: Lee Jae-Won/Reuters)

A Apple processou a Samsung perante as autoridades antimonopólio da Coreia do Sul por suposto abuso de posição dominante no mercado, informou nesta quinta-feira (6) a agência “Yonhap”.

A Apple apresentou uma queixa na Comissão de Comércio Justo (FTC, na sigla em inglês), o organismo antimonopólio sul-coreano, na qual afirma que a Samsung abusa de sua posição no país asiático na área de tecnologia de terceira geração (3G), detalhou a “Yonhap”, sem identificar sua fonte.

O movimento acontece no meio da batalha legal que ambas mantêm em vários países, onde apresentaram processos nos quais se acusam de violar patentes no mercado dos smartphones. Conforme a agência, a FTC deve examinar a queixa da Apple por meio da comparação das fatias de mercado das duas empresas e a influência da tecnologia 3G, além de levar em conta as explicações da Samsung. Um porta-voz da fabricante sul-coreana se limitou a assinalar que a Samsung foi informada do movimento da Apple, mas não fez comentários oficiais.

A ação perante o órgão antimonopólio registra o movimento da Apple de processar a Samsung, principal fabricante mundial de celulares, por abuso de posição dominante no mercado em relação a patentes sem fios. Em janeiro, a Comissão Europeia anunciou que havia iniciado uma investigação formal para determinar se o grupo sul-coreano tinha utilizado suas patentes sem fios como uma ferramenta para frear a concorrência.

No último dia 24 de agosto, a Samsung sofreu seu revés mais sério na batalha legal contra a Apple depois que um tribunal de San José, na Califórnia, decidiu que ela tinha violado seis patentes de design e tecnologia da companhia americana e foi condenada a pagar US$ 1 bilhão.

Além disso, em dezembro, a Justiça dos EUA avaliará o pedido apresentado pela Apple para proibir a venda no país de vários aparelhos da Samsung que infringem patentes, inclusive o modelo mais recente, Galaxy S III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário