sexta-feira, 21 de setembro de 2012

G1 - Erro em antivírus da Sophos faz software apagar partes de si mesmo


Atualização do software criou 'falsos positivos'.
Usuários podem não conseguir atualizar o programa.
Altieres RohrEspecial para o G1


A fabricante de antivírus Sophos confirmou um erro em uma atualização de rotina para o software da companhia. A atualização faz com que o antivírus identifique seus próprios componentes como vírus e remova-os do sistema. Entre os componentes removidos está o próprio mecanismo de atualização, impedindo que usuários instalem uma nova atualização que corrige o problema.

O problema está na assinatura referente a uma praga digital chamada "Shh/Updater-B", que faz com que o antivírus detecte seus próprios componentes com este vírus. O alarme é falso e os arquivos não estão infectados. "Detecções de Shh/Updater-B hoje [19/09] são falsos positivos e não uma epidemia", afirmou a empresa em um comunicado aos clientes (clique aqui para acessar).

A companhia informou ainda que "apenas computadores com Windows" estão afetados pelo problema. A Sophos disponibiliza antivírus para Mac OS X e Android, além de versões para servidores de e-mail com sistemas baseados em Linux.

A companhia já lançou uma atualização que corrige o problema, mas alguns clientes podem não conseguir instalar a atualização, já que o mecanismo de atualização automática pode ter sido removido pelo próprio antivírus.

A companhia recomenda ainda que as pastas do antivírus sejam configuradas na lista de exclusão, de modo a evitar que os componentes sejam removidos.

Outras instruções para o reparo do software estão disponíveis no site da empresa (clique aqui para acessar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário