segunda-feira, 17 de setembro de 2012

IDG Now!: Intel prepara lançamento de mini "unidade de computação"




A NUC, na sigla em inglês, foi escolhida como o menor aparelho com capacidade para utilizar um processador Intel Ivy Bridge com suporte lógico de núcleo e expansão

Aparelhos pequenos estão na moda, e a Intel quer entrar nesse jogo. Sistemas compactos como o ThinkCentre M92p da Lenovo preenchem um nicho entre os produtos “tudo-em-um”, como tablets e os PCs tradicionais. Eles ocupam pouco espaço e podem ser escondidos facilmente, mas ainda oferecem o desempenho de um computador. A companhia de Santa Clara, na Califórnia, quer deixá-los ainda menor, com seu novo formato ultracompacto.

A Intel primeiramente mostrou sua "próxima unidade de computação" (NUC, na sigla em inglês) em maio deste ano, embora os pormenores tenham sido pouco esclarecidos. A empresa ofereceu poucos detalhes sobre armazenamento, configuração específica da CPU e disponibilidade, e as vendas estão programadas para começar em outubro. A placa de 4 por 4 polegadas abriga uma CPU móvel Core i3 com Ivy Bridge e um conjunto de chips de um lado, e essa CPU inclui placa gráfica Intel HD 4000 integrada.

Virando a placa vemos quatro slots totais. Dois são soquetes de memória padrão SO-DIMM, outro é um M-SATA para adicionar um SSD e o último é um slot mini-PCI que pode ser utilizado para qualquer coisa, mas normalmente é usado por uma placa com rede Wi-Fi e Bluetooth. Também serão incluídas três portas USB e um conector HDMI para saída de vídeo.

A NUC foi escolhida como o menor aparelho com capacidade para utilizar um processador Intel Ivy Bridge com suporte lógico de núcleo e expansão. O bloco de vídeo dentro dele pode lidar com duas transmissões de vídeo HD em taxa de quadros total. A Intel não pensa em vender sistemas completos, mas será a fonte de pequenos cases e fonte de alimentação externa para compradores que queiram experimentar a sensação de construir um sistema.

A companhia rá oferecer duas versões, com a diferença chave sendo a conectividade. Uma incluirá uma porta Thunderbolt, enquanto a outra terá um conector com fio Ethernet. Ambas ainda terão opções de Wi-Fi, semelhantes às usadas em muitos laptops. Caso o usuário não precise de Wi-Fi, a empresa também oferecerá uma estrutura grande o suficiente apenas para a placa conter mais uma bateria externa.

Como o sistema miniatura é baseado em componentes de fora da Intel, o sistema será capaz de rodar Windows ou Linux. O preço ainda não está confirmado, mas as previsões são de que kits completos custarão menos de US$ 400, contendo uma placa, um case e a fonte de alimentação. Os dois primeiros pacotes NUC estarão disponíveis em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário