quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IDG Now!: Maioria dos aplicativos do FB pode postar em seu nome sem autorização


Estudo da empresa Secure.me analisou cerca de 500 mil aplicativos. Não importa quais são suas configurações de privacidade, eles ainda conseguem obter as informações que desejarem

 
Você faz ideia de quantos aplicativos possui habilitados em sua conta do Facebook? E quais podem postar em seu nome, sem seu conhecimento? De acordo com um estudo da empresa Secure.me, provavelmente mais da metade deles.

Uma reportagem do Mashable citou o estudo, que analisou cerca de 500 mil aplicativos e compartilhou o resultado exclusivamente com o site. A grande surpresa? Cerca de 63% desses aplicativos pedem autorização para postar em seu nome, e 69% deles podem pegar seu endereço de e-mail.

Christian Sigl, fundador da Secure.me, disse que hoje em dia é comum o hábito de conectar aplicativos como Instagram, Angry Birds e City Ville à sua conta na maior rede social do mundo. “Você só clica em ‘aceito’, sem realmente saber o que está aceitando.O que não sabe é que os apps ligados ao seu perfil podem rastrear sua vida e a de seus amigos. Não importa quais são suas configurações de privacidade, eles ainda conseguem obter suas informações”.

O que os donos dos aplicativos podem fazer com esses dados? Hackear sua Linha do Tempo e vender seu endereço de e-mail para um criminoso, sendo de grande ajuda no roubo de sua identidade. A permissão coloca seus amigos em risco também, já que, segundo a Secure.me, 21% dos apps - 1 em cada 5 - podem acessar informações pessoais dos amigos do usuário, incluindo aniversários e históricos de educação e trabalho. E aproximadamente 12% dos aplicativos podem pegar suas informações de localização à vontade.

Sigl sugere que grande parte do problema se deve ao fato de que o usuário não pode decidir quais permissões conceder ao aplicativo. Além disso, não é possível concedê-las por tempo limitado, como uma semana ou um dia. Junto a tudo isso, também existe a impossibilidade de suas configurações de privacidade terem regras que os apps não podem quebrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário