segunda-feira, 17 de setembro de 2012

IDG Now!: Ônibus em Caruaru (PE) terão reconhecimento facial e controle por GPS




Além do reconhecimento facial, os 130 ônibus que atendem a cidade contarão com bilhetagem eletrônica e tecnologia para comunicação em tempo real via 3G

A cidade de Caruaru (PE) será uma das primeiras do Nordeste brasileiro a ter a nova tecnologia do reconhecimento facial em seus ônibus urbanos. De acordo com a Transdata, responsável pela implantação do sistema, o equipamento identifica se o portador de um cartão de estudante ou de idoso é realmente o titular do benefício. Em alguns municípios, o uso indevido dos cartões chega a comprometer quase metade da renda das companhias, diz comunicado da empresa.

Além do reconhecimento facial, os 130 ônibus que atendem a cidade de Caruaru contarão com bilhetagem eletrônica e com uma tecnologia para comunicação em tempo real (via 3G) entre o veículo e a Central de Controle Operacional (CCO), permitindo o monitoramento da frota via GPS.

Segundo a Transdata, o Sistema de Gestão Inteligente de Transporte permite identificar imediatamente, por controle de telemetria (medições à distância), eventuais casos de falhas ou quebras de veículos, equipamentos danificados ou acionamento de botão de pânico. Também é possível controlar o cumprimento de horários, fluxos de passageiros, paradas, medir a quilometragem ociosa e outros indicadores de segurança ou desperdícios, como consumo de combustível (médio e instantâneo), porta aberta, limpadores de para-brisa ligados e faróis apagados.

A empresa também diz que o sistema evita a formação de comboios (filas de ônibus da mesma linha em decorrência de problemas no trânsito). 

A Associação das Empresas de Transporte Público de Caruaru também adquiram os serviços de um Data Center, armazenando todos os dados e o funcionamento do sistema em um centro de computação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário