segunda-feira, 3 de setembro de 2012

INFO: `Infobesidade`: a nova epidemia no mercado de trabalho

Por AFP


O excesso de informações atinge, cada vez mais,
 trabalhadores do mundo inteiro

Paris - Se você não consegue administrar as mensagens que inundam seu correio eletrônico e não consegue priorizar o fluxo cada vez maior de informações, é provável que esteja sofrendo de "infobesidade", ou excesso de mensagens e informações, um mal que afeta, cada vez mais,trabalhadores do mundo inteiro.

A "infobesidade", tradução do inglês para "information overload", pode ser definida como "a doença da sobrecarga de informação", explica à AFP Caroline Sauvajol-Rialland, professora da Université Catholique de Louvain e da Sciences Po de Paris.

O principal responsável por este mal é o e-mail, que se tornou a principal ferramenta de trabalho e de comunicação nas empresas.

"É um verdadeiro sofrimento. As pessoas entram em uma situação de angústia constante e de frustração porque não conseguem acompanhar o fluxo contínuo que, em consequência, leva a uma sensação de impotência e a um forte estresse", esclarece a professora.

"Somos ao mesmo tempo receptores e usuários da informação, e ainda transmissores de informação, ou seja, somos as principais vítimas dessa sobrecarga, mas também os principais atores", acrescenta.

Thierry Venin, do Centro Nacional francês de Pesquisa Científica, aponta que "a urgência gera a urgência".

"Assim que recebemos um e-mail, temos que responder imediatamente, caso contrário, o remetente nos pergunta se recebemos sua mensagem. Um minuto livre? Rápido, chequemos nossas caixas de entrada para ver se há algo novo! Há um aspecto viciante", adverte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário