segunda-feira, 17 de setembro de 2012

iTorpedos: ajude a mapear as falhas da conexão 3G no Brasil | Circuito De Luca


♦ #3GFAIL - Depois do lançamento do iPhone 5, o assunto mais discutido da semana foi a carência de boas conexões 3G no país. No bojo da incompatibilidade do suporte LTE do novo smartphone da Apple com as frequências destinadas ao 4G no Brasil, muitos internautas começaram a queixar-se da má qualidade do sinal 3G. A certa altura, a jornalista Rosana Hermann (@rosana), em um papo animado via Twitter com o Nick Ellis (@NickEliis) e eu (@DeLuca), comentou sobre sua vontade de montar um mapa colaborativo de falhas do sinal 3G nas cidades brasileiras. “Seria um mapa do usuário que, afinal, paga e não tem [o serviço]“, escreveu Rosana.

Foi o que bastou para o Daniel Souza (@danielsouza) arregaçar as mangas e ressuscitar um antigo projeto – que é uma versão do Ushaihidi – para criar o mapa.

A troca de tweets que deu origem ao mapa também foi documentada pelo próprio Daniel, via Storify.

FALTA AGORA A SUA PARTICIPAÇÃO! Entre lá e nos ajude a traçar um retrato sem retoque das falhas do 3G no país. Você pode postar do seu celular com a tag #3gfail onde seu 3G não funciona, ou anotar e depois acessar https://3gfail.crowdmap.com para informar. Sua contribuição pode ser anônima! As informações relevantes são o local, o horário e a operadora da qual é cliente.

O mapa não tem dono. É de todos os usuários 3G deste país. USE e abuse, sempre que o seu celular mudar para EDGE!

Blogueiros e profissionais de imprensa, por favor, ajudem a espalhar a ideia!


♦ NÚMEROS MÁGICOS - Para aqueles que adoram as estatísticas…

→ R$ 12,557 bilhões foram arrecadados do Fust de 2001 a meados de 2012. Recursos que continuam sendo usados para o superávit primário, quando poderiam estar contribuindo para universalização da banda larga.
→ Esta semana também ficamos sabendo que a Apple vendeu 84 milhões de iPads até junho deste ano. Só os 17 milhões de iPads vendidos entre abril e junho representaram 68% da quantidade total de tablets vendidos no mundo. → A APP Store tem hoje em oferta mais de 700 mil APPs, 250 mil deles específicos para iPads. Cada usuário da APP Store tem, em média, 100 aplicativos baixados.
→ A Apple vendeu 400 milhões de dispositivos IOS até Junho deste ano. Imaginem quantos podem ser iPods (que até hoje já vendeu 350 milhões de unidades, somando todos os modelos) e façam as contas de quantos são iPhones.

E para aqueles que vivem das projeções…

→ Os analistas acreditam que a Apple poderá atingir a marca de 149 milhões de iPhones (de todos os modelos) vendidos até o fim do ano. O número é 60% maior que o registrado em 2011 (93 milhões).

→133 redes comerciais LTE estarão em operação até o fim deste ano. No Brasil, uma (veja o mapa abaixo)


Segundo a 4G Americas, 100 operadoras já lançaram serviços comerciais com a tecnologia LTE em 49 países. Destas, 67 foram lançadas nos últimos 12 meses. 

♦ WI-FI DIGITAL – No futuro, tudo o que tiver a capacidade de processar informações estará conectado à rede. Ao menos é assim que pensa a Intel. Que, por conta disso, decidiu investir no desenvolvimento de um radio Wi-Fi totalmente digital, apelidado de “Rádio da Lei de Moore”.

Segundo Justin Rattner, Chefe do Departamento de Tecnologia da Intel, o apelido vem do fato do rádio totalmente digital seguir a Lei de Moore ao escalar, em área e eficiência no consumo de energia, com a mais nova tecnologia tri-gate de 22nm da Intel. Sistemas system-on-chip para smartphones e tablets seriam os segmentos mais prováveis para terem os rádios totalmente digitais totalmente integrados.

O tamanho reduzido e o menor custo dos rádios digitais integrados permitirão uma série de novas aplicações, nas quais dispositivos portáteis e objetos com sensores poderão se comunicar entre si, trocando dados e podendo ser operados remotamente.

♦ WIGIG – Anote aí, é este o nome da próxima geração de padrão wireless que opera com comprimentos de onda milimétricos no espectro de rádio e oferece larguras de banda muito acima de 5 gigabits por segundo. A Intel tentou fazer uma demonstração do seu funcionamento esta semana, no IDF de São Francisco (veja o vídeo, em inglês). Segundo a gigante dos microprocessadores, o padrão WiGig é um esforço de toda a indústria para consolidar inúmeras tecnologias wireless proprietárias de 60 GHz do atual padrão Wi-Fi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário