quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Olhar Digital: Google passa a excluir links do Pirate Bay de sua busca


Iniciativa faz parte de esforços da empresa em combater a pirataria 


A Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA na sigla em inglês) tem pressionado o Google para excluir resultados relacionados à pirataria de sua busca. Desde janeiro, a empresa tem tomado algumas ações nesse sentido.

De acordo com o blogTorrentFreak, a nova vítima é o Pirate Bay, um dos mais populares sites de compartilhamento de arquivos.

Quando você digita “The Pirate Bay” no Google internacional, diversos resultados relacionados ao site de compartilhamento não aparecem mais nos resultados. No entanto, páginas do Pirate Bay continuam indexadas pelo serviço de busca.

Bloquear não dá resultados

No Reino Unido, servidores de internet barraram o acesso ao Pirate Bay e, uma semana depois, notaram queda de 11% nas atividades peer-to-peer. No entanto, pouco tempo depois, as atividades voltaram a crescer e atingiram os patamares de antes do bloqueio, segundo a BBC.

O bloqueio pode ter prejudicado os acessos ao Pirate Bay, mas outros serviços continuam funcionando dentro do país.

Segundo a British Phonographic Industry (BPI), órgão que representa a indústria fonográfica britânica, o bloqueio é justificável, mas ainda há o que ser feito para acabar com a pirataria.

"Nosso objetivo era reduzir o uso do Pirate Bay, no Reino Unido, que estava causando danos às gravadoras e músicos. Reconhecemos que ainda há mais o que ser feito para reduzir o uso ilegal de P2P", afirmou Geoff Taylor, presidente da BPI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário