terça-feira, 4 de setembro de 2012

Olhar Digital: Pesquisa descobre usuários e provedores que mais sobem obras no Pirate Bay


Cinco dos dez provedores mais usados para upload de arquivos piratas são dos EUA, diz estudo 

The Pirate Bay

Um grupo de pesquisadores de institutos da Espanha, Estados Unidos e Alemanha realizou um amplo estudo sobre a disseminação de obras protegidos por direitos autorais pela internet e descobriu quais usuários, provedores e países são os líderes na inserção de conteúdo no The Pirate Bay, o site sueco de compartilhamento de arquivos que teve um dos seus fundadores - Gottfrid Svartholm - preso nesta segunda-feira (3/9) no Camboja. Os usuários que não se protegem com programas para garantir o anonimato podem ser facilmente reconhecidos através de um software desenvolvido pelos pesquisadores, que acompanha cada novo arquivo inserido no Pirate Bay e arquiva o IP e a localização da pessoa responsável.
De acordo com os acadêmicos, uma pequena fração dos usuários do site de compartilhamento de arquivos é responsável por 67% do conteúdo publicado e 75% de todos os downloads.
Analisando os dados, o grupo MYPROBE (Monitoring, Identifying & Profiling Bittorrent Publishers) descobriu que, dos dez provedores mais usados para subir arquivos no Pirate Bay, cinco são dos Estados Unidos (Comcast, Road Runner, Verizon, SBC e Cox), seguido por Canadá, Austrália e Grã Bretanha.
O esforço multinacional de pesquisa que gerou o MYPROBE envolve a Universidade Carlos III e o Instituto IMDEA, de Madrí (Espanha); a Universidade de Oregon (Estados Unidos); e o Technische Universität Darmstadt (Alemanha). O projeto quer entender porque tantos torrents inválidos ou falsos são espalhados pela rede e busca desenvolver maneiras de evitar esse expediente.
O site da iniciativa permite que os usuários filtrem uma pesquisa relativa aos últimos 30 dias por categorias como provedores, usuários mais populares e IPs, além de mostrar quem subiu quais arquivos. Se você quer saber mais sobre o estudo e explorar seus dados, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário